• Matéria: História
  • Autor: raisovsktoliveira207
  • Perguntado 4 anos atrás

ME AJUDEM PFF

Mas o principal produto foi o ouro, desde 1442, estendendo-se ao longo do século XV, ainda que de forma irregular e num decréscimo na transição para a centúria de Quinhentos. O ouro provém de Arguim, da África Ocidental, da Serra Leoa e da Mina, e foi sem dúvida, seguido pelos escravos, a base financeira de apoio à continuidade dos Descobrimentos e da construção do Império marítimo português no Atlântico e no Índico. Depois vieram as especiarias da Índia, a partir de 1500, uma designação genérica de vários produtos que faziam mover nações e provocar guerras, gerar fortunas e edificar impérios, como o Português. Depois das especiarias africanas (malagueta, pimenta vermelha), as asiáticas (gengibre, canela, pimenta, cravinho, noz moscada, maçã), provenientes da costa indiana do Malabar e depois de Sumatra, das Comores (costa oriental africana), de Java e das
Molucas (ou Spice Islands), pulverizaram todo o comércio europeu de então, dominado por italianos e muçulmanos. 1530 foi o ano das especiarias em Portugal, o apogeu do Império, o culminar do ciclo da pimenta na economia portuguesa e do seu império asiático.


Marque X na alternativa que está de acordo com o texto:

A ( ) As principais rotas de comércio dos europeus, na segunda metade do século XV, eram pelo Mar Mediterrâneo e pelos oceanos Antártico e Índico.

B ( ) Esse comércio se limitava apenas às especiarias.

C ( ) O Brasil fornecia produtos de suas fábricas para os europeus.

D ( ) Além de metais preciosos, gado e plantas, a África começou a fornecer também mão de obra para trabalho forçado.

Respostas

respondido por: felima257
2

Resposta:

a correta é a A

Explicação:

Porque sim

Perguntas similares