• Matéria: Geografia
  • Autor: Mandrakurrr
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Os ventos provocam ondas nas águas, as águas do mar com grande extensão, as ondas das águas se elevam. Essas elevações das ondas chamam-se:​

Respostas

respondido por: saraestudoscutuca
0

Resposta:

mecânica

Explicação:

As ondas marítimas são formadas em todas as direções possíveis em alto-mar, mas sempre chegam à costa com a direção de propagação perpendicular à praia, quebrando-se de forma paralela na areia.

Refração

O fenômeno da refração explica o fato de as ondas do mar, mesmo sendo formadas em diversas direções por causa da ação do vento, quebrarem-se paralelas ao chegar à praia. A refração é o fenômeno ondulatório que caracteriza a alteração na velocidade de uma onda após a mudança de meio de propagação.

No caso das ondas do mar, quanto mais distantes da costa, maior é a profundidade do oceano, e, à medida em que elas avançam para regiões próximas à costa, a profundidade diminui gradativamente. Essa diminuição de profundidade pode ser entendida como uma mudança no meio de propagação, o que altera, portanto, a velocidade das ondas marítimas.

Assim, quanto menor a profundidade do oceano, mais lenta será a onda do mar, enquanto que, quanto mais próxima à costa, menor será a sua velocidade de propagação. As ondas são desviadas de suas direções de propagação pelo fenômeno da refração, gerado pela diminuição da profundidade do oceano com a aproximação da praia.

Como as ondas se quebram?

Uma onda quebra-se quando seu ponto mais alto choca-se com a areia, já próximo à costa. Isso ocorre graças à diminuição de sua velocidade, gerada pela refração e pela difração, fenômeno ondulatório relacionado à capacidade das ondas de contornar obstáculos.

Mesmo formadas em diversas direções, as ondas do mar, por causa da refração, sempre se quebram paralelas na praia

Mesmo formadas em diversas direções, as ondas do mar, por causa da refração, sempre se quebram paralelas na praia

Perguntas similares
8 anos atrás