Explique os seguintes conceitos:
➧ Latitude:
➧Longitude:
➧Meridianos:
➧Linha Internacional da Data:
➧Trópicos de Câncer e de Capricórnio: ➧Alfanuméricas
: ➧Solstício:
➧Equinócio:
➧Crepúsculo:
➧Rotação:
➧Translação:
Respostas
- Latitude:
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich.
- Longitude:
A longitude descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.
- Meridianos:
Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Nesse sentido, ao contrário do que acontece com a Linha do Equador, não existe uma zona de iluminação mais acentuada, não havendo, portanto, um “centro” da Terra.
- Linha Internacional da Data:
A linha da data situa-se “nas costas” do meridiano de Greenwich, por isso é chamada de anti-meridiano, já que a terra tem formato circular, é como se fosse a parte de trás da linha imaginária de Greenwich, e se encontra nos extremos terrestres: divide o extremo leste e o extremo oeste, no meio do oceano Pacífico.
- Trópicos de Câncer e de Capricórnio:
O Trópico de Câncer é uma linha de latitude imaginária acima do equador que atravessa o globo a cerca de 23 graus norte.
O oposto é o Trópico de Capricórnio, cuja linha de latitude circunda o globo a cerca de 23 graus ao sul (abaixo do equador).
- Alfanuméricas:
As coordenadas alfanuméricas são representadas por um número e uma letra. Utilizamos elas em mapas localizados em estações de trem, metrô e terminais de ônibus indicando locais importantes importantes da região tais como escolas, hospitais, praças, parques, museus, etc.
- Solstício:
O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares.
- Equinócio:
Equinócios acontecem duas vezes por ano quando o dia e a noite têm a mesma duração. O fenômeno acontece com todos os planetas do Sistema Solar. Equinócios ocorrem quando o sol está diretamente sobre a linha do equador.
- Crepúsculo:
Crepúsculo é uma luminosidade de intensidade crescente ao amanhecer e descrescente ao anoitecer. O "crepúsculo matutino" é proveniente da iluminação das camadas superiores da atmosfera pelo Sol, quando embora escondido, está próximo do horizonte.
- Rotação:
O movimento de rotação é o percurso que a Terra faz em volta do seu próprio eixo, ou seja, em volta dela mesma. O planeta Terra leva cerca de 24 horas para dar essa volta completa. É esse movimento que define a separação entre os dias e as noites.
- Translação:
A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade e quanto mais afastada, menor é a velocidade do movimento.