• Matéria: Português
  • Autor: kellycristina041
  • Perguntado 4 anos atrás

1)o eu poético enfatiza a dor da separação em todas as estrofes. Que ideia estão apresentadas em oposição?

2) A repetição de palavras no início de vários versos chama-se "anáfora" ou "paralelismo". Em todo o poema, a expressão "De repente". Que sentido está relacionado a essa repetição?

3)Para finalizar, agrupe os recursos linguísticos e sonoros que expressam emoção e sofrimento do eu poético diante da ruptura amorosa.​

Anexos:

Respostas

respondido por: henriquedasilvavieir
13

Resposta:

1. O eu poético enfatiza a dor da separação em todas as estrofes. Que ideias estão apresentadas em oposição?

O passado do relacionamento amoroso; marcado pela alegria, paixão e calmaria, e o presente; marcado pelo choro, raiva e tristeza.

2. A repetição de palavras no início de vários versos chama-se ´´anáfora ou paralelismo’’. Em todo o poema, a expressão ´´De repente’´ se repete. Que sentido está relacionado a essa repetição?

A repetição da expressão "de repente" está relacionada à maneira inesperada como ocorreu a separação. A ideia é demonstrar que o eu-lírico não percebeu o desgaste do relacionamento, que, para ele, aconteceu inesperadamente. Quando ele se deu conta, era tarde demais.

3. Para finalizar, agrupe os recursos linguísticos e sonoros que expressam emoção e sofrimento do eu poético diante da ruptura amorosa.

Recursos sonoros, aliteração: podemos encontrar no poema a aliteração das consoantes “m” e “n” que se repetem destacando os elementos que denotam mudança ao longo do poema e em alguns casos “m” e “n” representam oposição como em “unidas” / “espuma”, “mãos espalmadas”/ “espanto”, “momento imóvel”/ “drama, “amigo próximo”/ “distante”, dessa forma podemos perceber que a aliteração tem efeito de significação no poema.

Recursos linguísticos, comparação: que ocorre no segundo verso, no qual o autor associa o pranto á bruma, um noveiro, dando a ambos as características de silenciosos e brancos e da metáfora que aparece no sexto verso na expressão “última chama” que simboliza a fugacidade da paixão e não algo relacionado ao fogo em seu sentido denotativo.

A terceira não tenho total certeza, mais espero ter ajudado.

Perguntas similares