De acordo com Rousseau em “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, quais formas de desigualdade existem?
a) A desigualdade social e a econômica, que quase sempre se apresentam juntas.
b) A desigualdade natural (ou física), que é dada pela natureza; e a moral (ou política), por sua vez decorrente do estabelecimento de convenções sociais.
c) A desigualdade social, que é decorrente das convenções sociais estabelecidas; e a desigualdade política, que impede que alguns grupos de indivíduos participem ativamente das instâncias de poder.
Respostas
Resposta: B
Explicação:
confia
Rousseau afirma a desigualdade em níveis natural e convencional, sendo a última promovida pela sociedade civil (LETRA B).
Para Rousseau, a desigualdade é socialmente criada e convencionada, enquanto as diferenças entre os indivíduos advêm da natureza.
Jean-Jacques Rousseau, ao abordar a desigualdade em duas esferas: a natural e a social, aponta que a diferença natural advém por intermédio do sexo, da força, da idade, da estatura e etc.
Já a desigualdade social, que é foco dos estudos de Rousseau, acontece na sociedade de modo quase que consensual, pois tais diferenças reais são naturais.
Assim, para Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.
A noção de progresso deturpa o viver bem em sociedade e tira do homem a noção de felicidade constituída no estado de natureza.
Link: brainly.com.br/tarefa/30514636