Alguns periodos históricos são caracterizados por sua cultura, arte e arquitetura. Associe a imagem a um período histórico.
Dica: Tem 5 letras
Respostas
Resposta:O ser humano retratado em sua própria obra
A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
A partir do encerramento do que os gregos chamavam de “idade das trevas” e o surgimento do período arcaico, começou a aparecer na Grécia como uma cultura mais original. Por conta da sua expansão econômica e aumento do comércio e capital, o país começou a produzir cada vez mais a sua arte.
No período clássico, com a reconstrução de Atenas, começaram a surgir os templos e as esculturas que retratavam os seus deuses. No período helenístico, as mulheres também passaram a ser representadas nas esculturas, o que contribuiu para o surgimento do nu feminino.
Os gregos acreditavam em diversos deuses e em suas histórias, representando na arte.
Uma das manifestações culturais mais importantes da História da Arte, a arte grega é constituída pelas formas de arte existentes no período da Grécia Antiga.
A arte grega foi a precursora quando o assunto é retratar o ser humano nas obras. Por conta da sua ligação com o intelecto, o artista grego priorizava o racionalismo e esculpia as imagens humanas priorizando a perfeição.
Para a arte grega, o homem era o ser mais importante e deveria ser retrato à sua imagem e semelhança. Esses conceitos artísticos são fundamentais e fazem parte da formação de artistas até os dias de hoje.
Pintura Grega
Os gregos, inicialmente, faziam as suas pinturas em painéis de madeira, que não resistiam ao tempo e por conta disso não possuem grande acervo registrado. Porém, o costume de pintar em vasos de decoração, fez com que o mundo pudesse conhecer o trabalho realizado pelos pintores. Os vasos de cerâmica ficaram conhecidos não só pela sua forma, mas pelos seus desenhos.
Além de armazenar os mantimentos, os vasos também eram utilizados em rituais religiosos. Eram também objetos de decoração de templos e casas. Esses vasos variavam de forma, de acordo com a sua finalidade.
A pintura grega se divide em três partes:
- Figuras negras sobre o fundo vermelho;
- Figuras vermelhas sobre o fundo negro;
- Figuras vermelhas sobre o fundo branco.
As pinturas retratadas nos vasos de arte grega retratam quase sempre cenas do cotidiano, da religião ou da mitologia.
Pintura do deus Poseidon no vaso de cerâmica. (foto: Pixabay)
Escultura Grega
A escultura está presente em três períodos da arte grega. O arcaico, o clássico e o helenístico. No início do seu processo, as esculturas tinham um formato menos natural, mas foram evoluindo para uma caracterização heroica, jovem e bela.
A adoração pelos deuses é uma característica do seu povo e na arte grega não poderia ser diferente. As esculturas gregas são feitas à imagem e semelhança dos homens, tentando chegar o mais próximo possível da perfeição. O antropomorfismo (esculturas em formas humanas) retrata as veias, os nervos e músculos humanos nas figuras esculpidas.
As esculturas viraram símbolos da arte grega, representando a sua religião e a sua mitologia.
Escultura grega do período helenístico. (Foto: Wikipédia)
Arquitetura Grega
Os valores estéticos relacionados à perfeição perpassam por todos os períodos da arte grega. Na música, poesia, esculturas e arquitetura, a ideia era mostrar o mais próximo possível do que eles consideravam perfeito.
Uma marca fundamental da arquitetura grega é a grandeza das suas construções. Os templos, construídos para proteger as esculturas dos deuses das mudanças do tempo, são as construções mais simbólicas.
Baseadas nos modelos das ordens dórica, jônica e coríntia, as construções já eram feitas com a ajuda dos cálculos geométricos e perspectivas. Materiais como mármore e calcário eram utilizados pelos gregos.
Explicação: