• Matéria: Sociologia
  • Autor: allypark28
  • Perguntado 4 anos atrás

Elabore, no caderno, argumentos sobre a questão de classe social em Marx a partir da sua teoria de divisão de classe; duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de pro dução) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burgue sia). Para pesquisa do tema, utilize seu livro texto de Sociologia. ​

Respostas

respondido por: miguellucas2003
76

Resposta:

As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho. Elas expressam as formas sociais de organização voltadas para a produção. Os fatores decorrentes dessas relações resultam em uma divisão no interior das sociedades.


fortelucas2011: Obrigado mano
pgama464: obrigado
flaviamaccedo777: Obrigada mano, anjo na minha vida
respondido por: larissamagrani
24

Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.

Assim, o sociólogo parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.

Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.

Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.

Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.

Link: brainly.com.br/tarefa/15193284

Anexos:
Perguntas similares