Vários países pedem nova investigação sobre origens da Covid-19
A ação veio depois que uma investigação internacional na China, feita no início deste ano, não chegou a conclusões satisfatórias
Os Estados Unidos aderiram aos apelos por uma investigação mais profunda e transparente sobre as origens da pandemia de coronavírus. A ação veio depois que uma investigação internacional na China, feita no início deste ano, não chegou a conclusões satisfatórias.
Falando na cúpula anual da Organização Mundial da Saúde para os estados membros em Genebra, na terça-feira (25), representantes dos Estados Unidos e de vários outros países enfatizaram a importância de identificar como a Covid-19 começou a se espalhar.
“Ressaltamos a importância de uma investigação abrangente e robusta conduzida por especialistas sobre as origens da Covid-19. É uma providência fundamental para garantir que estejamos preparados para mitigar e responder com sucesso a futuros surtos e prevenir novas pandemias”, disse o representante dos EUA, Jeremy Konyndyk, à Assembleia Mundial da Saúde, pedindo uma "análise de origem independente, baseada na ciência e conduzida por especialistas."
Reino Unido, União Europeia, Austrália e Japão, entre outras nações, também reforçaram o pedido de uma nova investigação da OMS.
Uma equipe de especialistas internacionais enviada em janeiro a Wuhan, o epicentro original do surto de Covid-19, relatou que o vírus provavelmente foi transferido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário. Os investigadores também argumentaram que uma teoria envolvendo o vazamento do vírus de um laboratório era “extremamente improvável”, citando a falta de trabalhadores de laboratório infectados antes que os primeiros casos de Covid-19 fossem relatados em dezembro de 2019.
Mas um novo relatório emitido pelos serviços de inteligência dos EUA descobriu doenças em um laboratório de virologia chinês um mês antes e levantou novas questões sobre a origem do Covid-19.
A China sempre rejeitou a teoria de vazamento por parte de algum laboratório, muitas vezes citada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Embora os países membros da OMS não estejam sugerindo que um vazamento de laboratório seja a fonte do vírus, muitos querem que os próximos estágios da investigação deem um mergulho mais profundo na origem do vírus.
Os pedidos vêm depois que uma série de cientistas internacionais proeminentes – incluindo Anthony Fauci, diretor do Instituto de Doenças Infecciosas dos EUA – sugeriram a necessidade de uma análise mais científica da teoria. Falando em um simpósio de verificação de fatos em 11 de maio, Fauci disse que não estava mais convencido de que a pandemia se originou naturalmente e que a comunidade internacional deveria “continuar a investigar o que aconteceu na China”.
Apesar das inúmeras demandas por uma segunda fase mais profunda do estudo das origens da Covid-19, as mesmas sensibilidades diplomáticas que impediram os esforços da OMS no passado poderiam restringir quaisquer compromissos firmes em um caminho a seguir.
“O objetivo da investigação não é atribuir culpas, mas encontrar a origem do vírus e dos surtos numa investigação fundamentada na ciência, para que possamos prevenir futuras catástrofes globais”, disse Konyndyk, o representante dos EUA na cúpula.
1) Os Estados Unidos aderiram aos apelos por uma investigação mais profunda e transparente sobre as origens da pandemia de coronavírus."O que levou os Estados Unidos e mais países a exigirem uma investigação à cerca da disseminação do vírus?
2)"Uma equipe de especialistas internacionais enviada em janeiro a Wuhan, o epicentro original do surto de Covid-19, relatou que o vírus provavelmente foi transferido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário. Os investigadores também argumentaram que uma teoria envolvendo o vazamento do vírus de um laboratório era “extremamente improvável”...Qual teoria você defende? Justifque:
3) Qual informação do texto acima te chamou mais atenção? Cite o trecho e explique
Respostas
1) O Estados Unidos, assim como outros países, alegam uma maior investigação sobre as origens do vírus como uma forma de evitar que novos surtos ocorram, pois sabendo a origem do vírus se pode se fazer um maior controle.
2) Esta é uma resposta pessoal, mas pode responder que:
A teoria de que o novo coronavírus surgiu de morcegos para humanos é mais provável pois possui maior base teórica, já que o coronavírus já existia em uma parcela do animais, porém não se tinha uma transmissão para os humanos. Além disso, historicamente outros vírus já tiveram como origem os animais, e posteriormente foi passado para os humanos, como o vírus HIV.
3) Resposta também pessoal, mas você pode responder que:
O trecho que mais me chamou a atenção foi "Mas um novo relatório emitido pelos serviços de inteligência dos EUA descobriu doenças em um laboratório de virologia chinês um mês antes e levantou novas questões sobre a origem do Covid-19."
pois em laboratórios de virologia são estudados exatamente a manifestação e surgimento de vários vírus, sendo esta informação que ao ser divulgada nesta época gera um alerta e dúvidas que levam pessoas a criarem novas teorias sobre a origem do vírus.