Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo. A cortiça é formada pelo acúmulo de camadas na parte mais externa do caule do Sobreiro, e pode ser retirada da árvore de 10 em 10 anos como matéria prima para criação de produtos, como por exemplo as rolhas para o engarrafamento de bebidas. Este tecido, constituído de células vegetais mortas é formado a partir de um meristema secundário chamado felogênio. Na histologia, a cortiça retirada dos sobreiros é um tecido vegetal denominado:
a) Cutícula
b) Súber
c) Lenticela
d) Esclerênquima
e) Epiderme
Respostas
A alternativa que representa corretamente a cortiça, retirada dos sobreiros é a letra b.
- Analisando as alternativas
Cutícula - é uma película de revestimento, formada por substâncias impermeabilizantes, secretadas pelas células da epiderme
Súber - é um tecido de revestimento, produzido pelo felogênio, espesso e formado por várias camadas de células mortas, cujas paredes celulares estão impregnadas com um material lipídico chamdo suberina.
Lenticela - as lenticelas são pequenos pontos existentes no tecido suberoso de plantas lenhosas e que funcionam como órgãos de arejamento, substituindo os estômatos
Esclerênquima - é um tecido de sustentação, formado por células mortas ricas em lignina, a qual lhe confere dureza e resistência.
Epiderme - é um tecido que reveste externamente os órgãos da planta e é formado por células vivas, achatadas e justapostas. Tem também as funções de absorção de água e sais minerais, excreção, secreção e trocas gasosas.
- Conclusão
Portanto, a alternativa que representa corretamente a cortiça, retirada dos sobreiros é a letra b.
- Para saber mais
https://brainly.com.br/tarefa/26412305
respostas: b) Súber