Respostas
Resposta:
Toussaint Louverture nasceu escravo, mas tornou-se um grande líder militar. Foi o personagem principal da luta pela independência do Haiti, um país que ocupa parte da ilha Hispaniola e faz fronteira com a República Dominicana. François-Dominique Toussaint nasceu por volta de 1743, na colônia francesa de São Domingos (atual Haiti). Era negro, como a maioria dos outros escravos na região. Embora fosse escravizado, aprendeu um pouco de francês e de latim. Quando jovem, supervisionou o trabalho de outros escravos na grande fazenda em que morava. Foi libertado em 1777. Durante a maior parte da vida de Toussaint, a França dominou São Domingos, mas os escravos eram muito mais numerosos que os franceses que moravam lá. Em 1791, os escravos se rebelaram, e Toussaint formou seu próprio exército rebelde. Em pouco tempo ele se tornou conhecido como Toussaint Louverture, porque facilmente encontrava falhas na defesa do inimigo (“Louverture” vem da palavra francesa que significa “abertura”).
A França lutou para acabar com a rebelião, mas em 1801 Toussaint havia tomado a ilha, conseguindo libertar todos em São Domingos que ainda fossem escravos. Em seguida, autoproclamou-se governador-geral vitalício, isto é, para o resto da vida.
Toussaint governou até 1802. Naquele ano, a França enviou soldados para retomar o controle de São Domingos. Eles eram em número superior ao das forças do líder rebelde. Em 1803, os franceses capturaram Toussaint e o enviaram à França. Ele morreu na prisão, no dia 7 de abril de 1803.
Outro líder negro, chamado Jean-Jacques Dessalines, continuou a combater a França. Em 1804, suas forças conquistaram a independência de São Domingos, que trocou de nome para Haiti.