) A Vênus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, estimada como esculpida entre 28 000 e 25 000 anos antes de Cristo. Representa uma mulher considerada modelo de beleza na pré- história. Desde a Antiguidade, o culto ao belo faz parte da cultura de diferentes sociedades, veja na galeria como o padrão de beleza se modificou até os dias de hoje. Pra você existe realmente um padrão de beleza? ele muda de acordo com a cultura? Explique.
Respostas
Resposta:
A Vênus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta de Vénus estimada como esculpida entre 28 000 e 25 000 anos antes de Cristo. Ela foi encontrada em 7 de Agosto de 1908 por um trabalhador de nome Johann Veram ou Josef Veram, não se sabe ao certo, que trabalhava na equipe do arqueólogo Josef Szombathy. Possui 11,1 cm (4 3/8 polegadas) de altura representando estilisticamente uma mulher, descoberta no sítio arqueológico do paleolítico situado perto de Willendorf, na Áustria.
Explicação:
Foi esculpida em calcário oolítico, material que não existe na região, e colorido com ocre vermelho.
Em 1990, após uma revisão da análise estratigráfica deste sítio arqueológico, estimou-se que tivesse sido esculpida há 22 000 ou 24 000 anos. Pouco se sabe sobre a origem, método de criação e significado cultural.
A Vénus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina.
A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade. Os braços, muito frágeis e quase imperceptíveis, dobram-se sobre os seios e não têm uma face visível, sendo a cabeça coberta do que podem ser rolos de tranças, um tipo de penteado ou mesmo vários olhos.