Você teve uma ideia genial e decide entrar com o pedido de patente. Ainda que possua imensa relevância prática, o sistema de registro de patentes também abre a possibilidade de empresas patentearem sugestões bastante bizarras. E, vejam só, o Google é uma delas: a gigante da tecnologia possui um grande número de patentes - ou pedidos de - que são, no mínimo, estranhos. É o caso dos exemplos apresentados a seguir.
Um centro de dados marítimo
É de se imaginar que a quantidade de energia elétrica consumida pelo Google seja enorme - estima-se que, em 2010, a empresa tenha gastado 2,26 milhões de MWh, o que equivale a cerca de um quarto da produção de uma usina de energia nuclear. Uma solução para isso foi cogitada em 2008, quando a empresa entrou com o pedido de patente para um centro de dados que seria instalado no mar e usaria a movimentação das ondas e da maré para gerar energia. Ao menos por ora, a ideia ainda não saiu do papel
Tatuagem-microfone
Se você acha que tatuagem é apenas questão de estilo ou uma forma de se expressar, o Google - quando ainda era dono da Motorola Mobility - entrou com um pedido de patente em 2012 garantindo os direitos sobre uma tatuagem-microfone. A ideia seria tatuar um circuito integrado no pescoço das pessoas, como se fosse um implante. Isso funcionaria como um microfone, o que, de acordo com a empresa, melhoraria a qualidade da comunicação durante o uso do celular. Paralelamente, esse dispositivo poderia ser configurado para brilhar conforme os músculos do pescoço se movimentavam e também incluir um detector de mentiras.
Divisor de conta para grupos em bares e restaurantes
É bem provável que você tenha passado por situações inusitadas na hora de dividir a conta após uma refeição em um restaurante ou um happy hour em um bar, certo? Pior ainda que, no exterior, é comum que os estabelecimentos não permitam que a conta de uma mesa seja dividida. Pois em 2013 o Google entrou com um pedido de patente sugerindo a criação de um app que não apenas calcularia quanto cada pessoa de um grupo deve ao pagador da conta, mas também faria a transferência do dinheiro automaticamente para a conta do pagador. O aplicativo, porém, ainda não foi lançado.
Adaptado de: . Acesso em 23 fev 2019.
O texto apresentado acima sugere que as patentes registradas pelo Google são “bizarras”. Além disso, conforme descrito na reportagem, tais ideias sequer foram colocadas em prática ainda. Com base nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao registrar a patente, o Google busca a garantia de exclusividade no uso das tecnologias, ou recebimento de royalties no caso de futura exploração comercial por parte de outras empresas.
PORQUE
II. Muito embora tais ideias ainda não tenham sido implementadas, elas possuem potencial uso para fins comerciais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D)
As asserções I e II são proposições falsas.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A pois a I é justificada pela II
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás