• Matéria: Português
  • Autor: Luhxzyca
  • Perguntado 4 anos atrás

qual significado dessas palavras​

Anexos:

Respostas

respondido por: tatianatgfr
1

Respostas:

Carajás: Os Carajás, também chamados karajá e iny mahãdu, são um grupo indígena que habita a região dos rios Araguaia e Javaés, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil.

Tapajós: Os tapajós são um grupo indígena brasileiro, com remanescentes na área urbana de Santarém e na vila de Alter-do-Chão, no século XVII controlava uma extensa área entre os municípios de Juruti e Prainha , no estado brasileiro do Pará.

Maracujá: Maracujá (do tupi mara kuya, "fruto que se serve" ou "alimento na cuia") é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae.

Cajá: O cajá é uma frutinha de casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce, que se presta ao preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

Sapé: Sapé é um município brasileiro do estado da Paraíba, está localizado na Região Geográfica Imediata de João Pessoa.

Cafuné: Cafuné é o ato de coçar com a ponta dos dedos a cabeça de alguém, popularmente considerado um gesto de carinho e afeto.

Angu:  Angu é um prato típico da culinária brasileira, preparado com fubá, água e um pouco de sal, normalmente levando alho frito no azeite como tempero.

Lambari: Lambari é a designação vulgar de várias espécies de peixes do gênero Astyanax, da família Characidae, comum nos rios, lagoas, córregos e represas do Brasil.

Dendê:  O fruto e a semente do dendezeiro, que é uma palmeira , nativa da África e naturalizada no Brasil, dos quais  se extrai um óleo muito usado na culinária baiana e também usado na fabricação de sabão e velas.

Urubu: Urubu é uma espécie de pequeno abutre, característico por se alimentar, principalmente, da carne de animais mortos em estado de putrefação; carniça.

Tutu: É uma parte do vestuário do balé, são roupas usadas pelas bailarinas.

Jiló: O jiló é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivada no Brasil.

Vatapá: Vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira. O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate.

Jacarandá: Jacarandá, jacarandá-mimoso, caroba, carobinha ou carobaguaçú é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Bignoniaceae.

Xangó: É o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo.

Aimoré: O Clube Esportivo Aimoré é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul.

Fubá: É a farinha fina feita com milho ou arroz moído, muito empregada na culinária.

Moquéns: É o plural de moquém. O moquém é uma grelha de madeira usada para defumar carne ou peixe.

Cururu: Cururu é uma dança folclórica regional típica da região Centro-Oeste, mas originária de São Paulo.

Jacaré: Jacaré, também chamado aligátor e caimão, são crocodilianos da família Alligatoridae, sendo muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.

Perguntas similares