Respostas
Resposta:
1 - Esse é um dos sinônimos atuais da palavra mito, um outro sinônimo ainda mais conhecido e utilizado é a mentira. Quando algo não é verdade dizemos: é mito!
É uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens.
2 - B
3 - Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Principais ideias de Sócrates
Na imortalidade da alma.
Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.
Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
Na democracia com um filósofo a frente.
Na ética do senso comum.
Homem feito, Sócrates chamava atenção não só pela sua inteligência, mas também pela estranheza de sua figura e seus hábitos. Corpulento, baixo, nariz chato, olhos saltados, vestes rotas, pés descalços, vagava pelas ruas de Atenas.
Sócrates costumava passar horas, mergulhado em seus pensamentos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.
4 - Sim. A atitude filosófica nasceu em detrimento ao penamento que prevalecia na antiguidade, o mito. O mito era a base para a explicação de fenômenos complexos, bem como, pequenos comportamentos do ser humano, e quando passou a ser questionado pelos homens, esse então foi o marco para a mudança na história grega.
Entende -se assim, que a atitude filosófica vai na contramão do mito, sendo que este último é a razão de sua própria existência.
5 - DISCURSO MITICO, POIS RELATA SOBRE OS DEUSES MITOLOGICOS.
Explicação:
B - São narrativas que não possuem uma lógica rigorosa e utilizam-se de símbolos de fácil reconhecimento e compreensão. Nos mitos não há um limite definido entre o que é natural e o que é sobrenatural. O surgimento do universo e dos elementos da natureza são os principais temas dos mitos.