QUESTÃO 9 O Espírito é o adiantamento da compra já efetivada e que não será desfeita. Deus é fiel, Ele preserva e cumpre a Sua promessa; esse símbolo permanece até a consecução de toda a transação: "[...] Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção" (Ef 4:30) (CALVINO, 1998a, (Ef 1:14), p.38). O Espírito é a garantia de que os eleitos o são para sempre; ninguém poderá, em tempo algum, sob nenhuma circunstância, os arrancar das mãos de Deus. A segurança, portanto, repousa em Deus. COSTA, Hermisten Maia Pereira. Teologia Sistemática II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. A partir do texto acima sobre o papel do Espírito Santo na escatologia reformada e o simbolismo do "penhor/compra", analise as afirmações abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso. O o penhor do Espírito é uma doutrina para confirmação eterna dos eleitos na fé. ( ) O penhor do Espírito é uma doutrina para fortalecimento da fé na esperança da graça de Deus. ( O penhor do Espírito é uma doutrina que revela quem são os eleitos de Deus. É correto o que se afirma em: Alternativas V. V. V
Respostas
respondido por:
2
Apenas a alternativa 1 está correta. Ela dialoga diretamente com a visão de espírito apresentada naquele período.
Sobre o penhor do espírito:
Lutero foi o maior percussor da reforma protestante, buscava o fim das indulgências e do vínculo excessivo da igreja na vida política e no Estado.
A reforma protestante foi um movimento que buscou a renovação dos preceitos estabelecidos pela igreja católica. Ela ocorreu por volta do século XVI na Europa.
Para ser mais exato, os comerciantes em sua maioria eram católicos no passado, e, a partir da análise do espaço social ele buscava identificar sentidos, signos e formas de entender nas ações protestantes, que direcionavam o indivíduo cada vez mais para o trabalho tendo a religião como segundo foco.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás