5) Na sociedade medieval a Igreja Católica possuía um grande poder, interferindo na vida cotidiana, religiosa, política e intelectual da sociedade europeia. Porém, a Reforma Protestante questionou esse poder. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza o movimento da Reforma Protestante. a) A Reforma Protestante fortaleceu o poder religioso e político da Igreja Católica, principalmente as interferências políticas do papa.
b) A Reforma foi um movimento protestante, no qual contestou severamente a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI.
c) A Reforma Portestante consistiu em um movimento artístico de apoio ao poder político religioso e político do papa, que assumia as funções de rei.
d) A Reforma Protestante foi um movimento de expulsão dos árabes da península ibérica, com o objetivo de fortalecer e preservar o poder do papa na Europa.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O movimento da Reforma Protestante foi caracterizado pela contestação a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI. Alternativa B.
Explicação:
Este movimento foi liderado pelo monge alemão Martinho Lutero, e motivado pelas práticas consideradas questionáveis e indecentes da Igreja Católica, que pregava algo em público, porém seus componentes, o clero, se utilizavam de seu poder e influência para exercerem abusos e aplicarem golpes.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás