Na filosofia de Agostinho de Hipona, Deus é apresentado como a própria Verdade e como fonte da verdadeira felicidade, ou seja, como resultado final da busca empreendida pelo homem, de modo que somente ao contemplá-Lo seria possível alcançar a tranquilidade. No entanto, nem toda alma estaria apta, para que pudesse visualizar as verdades e chegar à contemplação de Deus, sendo necessário, portanto, que o homem passasse por uma caminhada formativa e santificadora que o afastaria do que o levava à vida de pecados. Desse modo, Agostinho apresentou uma nova definição de educação, caracterizada como uma peregrinação do homem “exterior” (voltado aos bens materiais, mutáveis e mortais) ao homem “interior” (ligado aos bens espirituais, imutáveis e imortais).
Sobre as concepções de educação de Agostinho de Hipona, julgue as afirmações a seguir.
I. A educação agostiniana buscava a purificação moral e a exercitação intelectual, objetivando a transformação do homem.
II. Segundo Agostinho de Hipona, as palavras não seriam suficientes para ensinar, mas se apresentariam como meio para que o homem enxergasse o conhecimento que já se encontra em seu interior.
III. A proposta de educação de Agostinho de Hipona relaciona-se à concepção de homem como ser racional e perfeito, bastando a esse contemplar o mundo exterior e as criaturas para neles encontrar o criador, ou seja, Deus.
É correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
III, apenas.
C)
I, II e III.
D)
II e III, apenas.
E)
I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
oihhhhjjikib8b8oki7v7
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás