O texto é, ao mesmo tempo, uma tipologia e um gênero. Na distinção do linguista brasileiro Marcuschi:
“(a) Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
(b) Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositadamente vaga para referir
os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.” (MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 22-23).
Com base nas definições dadas, considere as proposições:
I. Se a intenção é defender ideias, argumentar, persuadir, assumir uma posição polêmica no discurso, o texto se classifica como aquele de tipo argumentativo.
II. Lista de compras, cardápio do restaurante, notícia e piada são gêneros textuais em que predomina a tipologia argumentativa.
III. Os textos científicos são permeados pela tipologia argumentativa, uma vez que eles não tratam da opinião do autor sobre um tema, mas dependem de provas para firmar uma ideia.
Está correto em:
a. I.
b. II.
c. III.
d. I e II.
e. I e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Somente a l e verdadeira.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás