Respostas
Resposta:
A Inquisição teve início no século IV e durou até o século XVIII, com a perseguição das pessoas suspeitas de crenças e práticas opostas às pregadas pela Igreja Católica. O “Martelo das bruxas”, publicado em 1487, consiste no principal registro sobre quais eram as características utilizadas para a identificação das mulheres que seriam condenadas.
Pessoas que colhiam, cultivavam e tinham conhecimentos sobre como preparar receitas a partir de plantas (em sua maioria, mulheres) foram perseguidas porque tais saberes e práticas populares eram condenados como maléficos, satânicos. A execução pública na fogueira era um dos possíveis castigos. Outras sentenças possíveis eram o enforcamento e o estrangulamento, antecedidos por diferentes formas de tortura. O fogo foi defendido como melhor recurso por eliminar o sangue e, assim, a ameaça de contaminação.
As principais acusações eram referentes às práticas sexuais e reprodutivas: usos de plantas como contraceptivas, para interromper a gestação, para aliviar as dores do parto e como afrodisíacas. Os desejos e prazeres sexuais das mulheres eram considerados como demoníacos. Parteiras e curandeiras, que exerciam o importante papel de cuidados com a saúde no período, foram perseguidas como praticantes de feitiçaria.
Explicação:
Explicação:
Quanta doutrinação nas escolas! Em que ano você está?