Observe a imagem e leia o texto a seguir:
Pontas de um passado remoto
Projéteis de pedra do interior paulista de até 10 mil anos apresentam estilo diferente dos artefatos pré-históricos encontrados no Sul
Muitas pontas de flecha ou de lança feitas de pedra, produzidas por seres humanos da Pré-história do Brasil, foram encontradas entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Os arqueólogos costumam classificar essas armas de pedra como pertencentes aos antigos caçadores-coletores de uma cultura chamada Umbu. No entanto, um grupo de cientistas comparou mais de mil pontas de lanças encontradas nos dois estados e descobriram que elas não são iguais.
Com esse estudo comparativo, chegaram à conclusão de que os habitantes do Rio Grande do Sul e os de São Paulo talvez fossem diferentes e, portanto, não poderiam ser classificados como pertencentes a uma mesma cultura. As lanças encontradas na cidade de São Carlos, segundo arqueólogos, podem ter pertencido a um grupo com hábitos e tecnologia diferentes dos da tradição Umbu.
Objetos produzidos pela mão do homem, a chamada cultura material, contam algo sobre quem os produziu, especialmente quando são o único ou o principal vestígio arqueológico de um povo ou sociedade desaparecida.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as conclusões sobre os povos caçadores-coletores.
A) Os vestígios encontrados na região do Rio Grande do Sul e São Paulo, que datam de mais de 13 mil anos, demonstram que a cultura Umbu é a mais antiga que já existiu.
B) O estudo comparativo das pontas das lanças indicou que é possível ter existido povos caçadores-coletores com culturas diferentes, entre as atuais regiões do Rio Grande do Sul e interior de São Paulo.
C) Os esqueletos humanos encontrados nas regiões estudadas demonstram que os antigos caçadores-coletores tinham hábitos muito parecidos, apesar das pontas das lanças indicarem exatamente o contrário.
D) Por meio dos estudos das pontas das lanças, os arqueólogos perceberam que os habitantes das duas áreas não se comunicavam, já que as armas de pedra encontradas no Sul do país eram diferentes das encontradas em São Paulo.
Anexos:
izabella2021:
eu presisso de ajuda
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D
Explicação:
confia só ler parece q é a d
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás