Explique por que o processo de urbanização dos países subdesenvolvidos é bem diferente dos países desenvolvidos: Cite as principais consequências da urbanização nos países subdesenvolvidos.
Respostas
A urbanização em países desenvolvidos é um processo que acontece com maior intensidade, pode ser mais percebido e ainda é mais recorrente,
sendo que pessoas que moram em países subdesenvolvidos procuram melhores condições de vida imigrando para países desenvolvidos, acelerando ainda mais o processo de urbanização dessas regiões.
Dos aspectos que influenciam o processo de urbanização em países desenvolvidos, o que mais pode ser encontrado como fator crucial é a industrialização do espaço provocada pela geração de indústrias que traz maiores oportunidades de emprego, tanto no setor secundário, quanto no setor terciário, com salários mais altos e investimento no trabalhador.
Urbanização em Países Sub-Desenvolvidos:
Os fatores repulsivos são típicos de países subdesenvolvidos, sem indústrias ou com um baixo nível de industrialização.
Estão ligados fundamentalmente às péssimas condições de vida existentes na zona rural, em função da estrutura fundiária bastante concentrada, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, do arcaísmo, das técnicas de cultivo, etc.
- Uma pessoa do campo percebe que há a oportunidade de viver na cidade e se desprende de toda a atmosfera do campo para ter melhores condições de vida no espaço urbanizado.