• Matéria: História
  • Autor: sillasssantana
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual é a visão do mundo sobre o preconceito? Explique detalhadamente


Anônimo: Irá existir preconceito enquanto existir ignorância, por isso a educação, o esclarecimento é o passo mais importante para desconstruí-lo. O preconceito ainda encontra-se arraigado na sociedade, sendo atingidas todas as classes, idades e diferentes tipos de pessoas, sejam famosas ou anônimas

Respostas

respondido por: brito725pedroo
1

Resposta:

Irá existir preconceito enquanto existir ignorância, por isso a educação, o esclarecimento é o passo mais importante para desconstruí-lo. O preconceito ainda encontra-se arraigado na sociedade, sendo atingidas todas as classes, idades e diferentes tipos de pessoas, sejam famosas ou anônimas.

Explicação:


sillasssantana: Preciso detalhadamente
Anônimo: Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, concluiu que vítimas de discriminação têm um risco quatro vezes maior de desenvolver depressão ou ansiedade e ainda estão propensas a agravos como hipertensão
Anônimo: No Brasil existe, infelizmente, diferentes práticas de preconceitos; não só o preconceito racial. A questão da cor da pele, utilizada como critério para classificar o indivíduo em “melhor” ou “pior”, no meu ponto de vista, é falta de capacidade intelectual. Isso deve-se à falta de investimentos na educação brasileira
Anônimo: Este novo estudo sugere que o processo psicológico que sustenta a problemática do racismo, o nacionalismo extremo, e preconceito de todos os tipos começa por volta dos 7 anos de idade.
respondido por: Jiminzin
1

Resposta:

Explicação:

Preconceito é uma opinião formulada sem a devida reflexão ou exame crítico. Geralmente desprovida de qualquer fundamento, essa opinião acaba influenciando modos de pensar e agir, podendo determinar atos de intolerância contra pessoas ou grupos sociais.

Dentre os tipos de preconceito que existem na nossa sociedade, são comuns os preconceitos contra condição social, nacionalidade ou origem, orientação sexual, identidade de gênero, etnia, raça e maneira de falar.

A origem do preconceito está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um determinado grupo social. O preconceito parte de uma visão de mundo pouco elaborada, repleta de ideias e certezas que não sobrevivem a um mínimo de reflexão ou exame crítico.

Definição de Preconceito

Preconceito é um pré-julgamento - literalmente, "pré-conceito" -, isto é, um juízo formulado de forma antecipada, sem o devido conhecimento daquilo que se está julgando. O prefixo "pré" significa "antes de".

A atitude preconceituosa normalmente se baseia em estereótipos ou generalizações equivocadas a respeito de um determinado grupo social. Essa atitude geralmente vem carregada de uma grande antipatia em relação às pessoas que pertencem a esse grupo, resultando, muitas vezes, em atos de discriminação e agressões físicas ou verbais.

O preconceito é transmitido culturalmente. Não é arriscado dizer, portanto, que indivíduos se tornam preconceituosos porque receberam influência do meio social no qual estão inseridos, onde o preconceito é aceito ou mesmo estimulado.

Preconceito e Discriminação

Cartaz contra preconceito

Cartaz divulgado durante campanha da 1ª Semana da Diversidade (2019), Credit Cash (org.).

O preconceito muitas vezes resulta em atos de discriminação. Discriminar uma pessoa é tratá-la de forma injusta ou não aceitá-la em virtude de sua cor, origem, orientação sexual, credo, identidade de gênero etc.

É comum que uma opinião preconceituosa seja formulada a partir de algum estereótipo, isto é, uma imagem generalizada e distorcida de um grupo social. O estereótipo funciona através de um mecanismo de imposição de "rótulos", geralmente negativos.

Um exemplo de estereótipo é aquele que associa o brasileiro à malandragem e à preguiça. Um exame um pouco mais detido da realidade nacional, que é bastante diversa, já é suficiente para demonstrar a falsidade dessa caracterização.

Leia mais sobre os conceitos de discriminação e estereótipo.

Preconceito no Brasil

Segundo pesquisa feita pelo instituto Datafolha, há um crescimento do número de pessoas que se dizem vítima de preconceito no Brasil.

Em 2008, 23% dos brasileiros declararam já ter sofrido algum tipo de preconceito, seja em relação à raça, local de moradia, classe social ou orientação sexual. Em 2019, esse número saltou para 30%. De acordo com a pesquisa, o preconceito de classe (classismo) é o tipo mais comum.

Preconceito e violência costumam caminhar juntos. Nesse sentido, é preocupante o aumento do número de casos de violência contra certos grupos sociais.

Chamam atenção, por exemplo, casos de intolerância religiosa. Entre 2015 e 2017, registrou-se um caso de intolerância religiosa a cada 15 horas no Brasil. Os adeptos das religiões afro-brasileiros são, de longe, os mais afetados (39% dos casos).


sillasssantana: obrigado
Perguntas similares