• Matéria: Filosofia
  • Autor: andressabarrozo09
  • Perguntado 4 anos atrás

"Se alguma coisa é verdadeira, então a verdade existe. Ora, Deus é a própria verdade, segundo São João, 14, 6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Por conseguinte, a existência de Deus é evidente." O trecho de São Tomás de Aquino é um exemplo claro da união da razão e da lógica com a fé. Das afirmações abaixo qual não faz parte da filosofia de Tomás de Aquino?

a) considerado o "Príncipe da Escolástica", foi um importante filósofo e padre italiano da Idade Média, intitulado Doutor da Igreja Católica, em 1567.

b)Foi um dos defensores da Escolástica, método dialético que pretendia unir a fé a razão em prol do crescimento humano.

c)seu trabalho esteve pautado no realismo aristotélico, em detrimento dos seguidores de Santo Agostinho, inspirados no idealismo de Platão.

d) Foi o patrono da ordem religiosa agostiniana e um dos responsáveis pela concepção do pensamento cristão medieval e da filosofia patrística.​

Respostas

respondido por: adaiasreis186
1

Resposta:

letra b é a resposta correta

respondido por: anaclaracandrade
1

Resposta:

d) Foi o patrono da ordem religiosa agostiniana e um dos responsáveis pela concepção do pensamento cristão medieval e da filosofia patrística.​

Explicação:

São Tomas de Aquino é responsável por seguir a linha de raciocínio da Escolástica de Aristóteles, onde o intuito é refletir sobre a existência de Deus, da alma humana, da imortalidade. Em suma, desejam justificar a fé a partir da razão.  Por isso, os escolásticos defendiam ser possível conhecer a Deus através do empirismo, da lógica e da razão.  Igualmente, a Escolástica pretende defender a doutrina cristã das heresias que apareciam e que ameaçavam romper com a unidade da cristandade.

Perguntas similares