1-É uma companhia teatral cujo elenco é majoritariamente formado por negros e que possui uma proposta de reflexão sobre questões que envolvem a população afrodescendente no Brasil, como discriminação racial e religiosa, posicionamento social e econômico, representatividade e afirmação, valorização da cultura africana, etc.
(A)Cia. Burlantins.
(B)Os Crespos.
(C)Bando de Teatro Olodum.
(D)Teatro Popular.
(E)Teatro Negro.
2-Na década de 1950, filmes e peças de teatro começaram a abordar a temática dos direitos dos afrodescendentes e da superação de preconceitos sociais e culturais. Uma dessas obras foi o filme “Orfeu Negro” ou “Orfeu no Carnaval”, lançado em 1959, que é uma adaptação do mito grego Orfeu para o cenário do Rio de Janeiro, no contexto das escolas de samba. O elenco do filme era formado por afrodescendentes brasileiros, dirigido pelo francês:
(A)Grande Otelo.
(B)Marcel Camus.
(C)Pixinguinha.
(D)Abdias do Nascimento.
(E)Amiri Baraka.
3-É um movimento que busca a valorização da cultura africana e afro-brasileira. Esse movimento se faz necessário uma vez que a herança da cultura africana foi marginalizada por muitos anos.
(A)Cia. Burlantins.
(B)Os Crespos.
(C)Bando de Teatro Olodum.
(D)Teatro Popular.
(E)Teatro Negro.
4-Ele se tornaria uma das figuras mais populares do cinema brasileiro. Participou da Companhia Negra de Revistas durante cinco meses, até que ela fosse extinta. Nesse período, tornou-se sua principal atração. O comentário refere-se ao ator:
(A)Grande Otelo.
(B)Marcel Camus.
(C)Pixinguinha.
(D)Abdias do Nascimento.
(E)Amiri Baraka.
5-Essa companhia adaptou um texto clássico para o contexto brasileiro que enfatizava o negro, com a peça: “Oratório: a saga de Dom Quixote e Sancho Pança”. Assim como em Orfeu Negro, o personagem principal é um afrodescendente, e as aventuras de Dom Quixote se passa no interior de Minas Gerais.
(A)Cia. Burlantins.
(B)Os Crespos.
(C)Bando de Teatro Olodum.
(D)Teatro Popular.
(E)Teatro Negro.
6-Autor de grandes sucessos da música popular brasileira, como “Carinhoso”, era músico, compositor e fez parte da Companhia Negra de Revistas desde sua fundação.
(A)Grande Otelo.
(B)Marcel Camus.
(C)Pixinguinha.
(D)Abdias do Nascimento.
(E)Amiri Baraka.
7-É um coletivo formado por ex-alunos da Escola de Arte da Universidade de São Paulo, em atividade desde 2005, concentra suas pesquisas na situação do afrodescendente em nossa sociedade desde sua formação até o dia de hoje, e utiliza o espaço público de ruas e praças para montagem de seus espetáculos e intervenções. Isso porque as ruas são espaços mais democráticos e ajudam a popularizar o acesso à arte para qualquer um que estiver presente.
(A)Cia. Burlantins.
(B)Os Crespos.
(C)Bando de Teatro Olodum.
(D)Teatro Popular.
(E)Teatro Negro.
8-A ideia de criar o Teatro Experimental do Negro no Brasil surgiu quando esse artista assistiu a um espetáculo em que um personagem afrodescendente era representado por um ator branco com o rosto pintado de preto. Indignado com a apresentação, que, além de preconceituosa e caricata, não abria espaço para o trabalho de atores negros. Essa artista era:
(A)Grande Otelo.
(B)Marcel Camus.
(C)Pixinguinha.
(D)Abdias do Nascimento.
(E)Amiri Baraka.
9-O espetáculo “Cabaré da raça” trata dos temas racismo e preconceito de forma bemhumorada, mas com um tom de crítica. Em meio a cenas engraçadas, os atores conversam diretamente com a platéia expondo a realidade de quem vive a discriminação. Essa peça fpoi encenada pelo:
(A)Cia. Burlantins.
(B)Os Crespos.
(C)Bando de Teatro Olodum.
(D)Teatro Popular.
(E)Teatro Negro.
10-O teatro também encontrou a sua fama de ajudar na valorização da cultura afroamericana, principalmente por meio do trabalho do poeta e dramaturgo, também conhecido como LeRoi Jones. O comentário refere-se à:
(A)Grande Otelo.
(B)Marcel Camus.
(C)Pixinguinha.
(D)Abdias do Nascimento.
(E)Amiri Baraka.
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cada d
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...
acho qe e melhor m
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