• Matéria: História
  • Autor: santossabrina35071
  • Perguntado 4 anos atrás

6) Sobre a produção de açúcar no Brasil, marque a alternativa correta: (a) Eram pagos altos salários a todos os trabalhadores das fazendas (b) O investimento para construir a fazenda era alto porque envolvia a construção de equipamentos como moendas e a casa de caldeiras (c) O açúcar produzido no Brasil era vendido principalmente para indigenas (d) O açúcar não tinha importância nenhuma no mercado internacional

7. Sobre o senhor-de-engenho, marque a alternativa correta: (a) Muitas vezes, o senhor-de-engenho era negro ou indigenas (b) O senhor-de-engenho, por ser dono da fazenda e dos escravos, tinha um poder enorme na sociedade brasileira daquele tempo. (c) Era muito comum o senhor-de-engenho respeitar as vontades e demandas dos trabalhadores da fazenda. (d) Senhores-de-engenho convivia na casa-grande junto com todos os outros trabalhadores da fazenda, dividindo quartos, comida, etc..

8. A maior parte dos trabalhadores dos engenhos era escravizada. Sobre isso, marque a alternativa ERRADA (a) Havia um emprego nos engenhos que era o de feitor-mor. Sua função era fiscalizar o trabalho e também punir escravos que não estivessem agindo a contento (b) O capitão-do-mato era um dos responsáveis pela captura de escravizados que fugiam (c) A maior parte dos escravizados nos engenhos era negra de origem africana (d) Muitos indigenas preferiam ser escravos nas fazendas de açúcar a viver em suas aldeias de origem.

9. Sobre o trabalho nos engenhos, marque a alternativa ERRADA: (a) A população escravizada tinha direito a dois dias de descanso na semana, sempre às quartas-feiras e aos domingos. (b) A jornada diária de trabalho no engenho poderia chegar a 18 horas. Era comum que dormissem (c) Geralmente, os escravizados descansavam um dia a cada 15 que trabalhavam. As semanas em que tinham uma folga era chamada de "solteira" (d) A vida útil de um escravo em um engenho era de 10 anos. Ou seja, alguém que começasse a trabalhar no engenho aos 15 anos, já não tinha maiores condições fisicas quando chegasse aos 25.

10. Sobre os quilombos, marque a alternativa ERRADA (a) Os quilombos eram comunidades de escravos fugitivos. (b) A formação de quilombos causava ódio nos senhores-de-engenho porque estimulava a fuga dos escravos da fazenda. (c) Um dos principais quilombos da história do Brasil foi o quilombo dos Palmares. Senhores-de-engenho e o rei de Portugal juntaram forças para destruir esse quilombo. (d) A Igreja Católica apoiava a formação de quilombos porque defendia a liberdade dos negros escravizados.

11. Sobre as formas de resistência da população escravizada, marque a alternativa ERRADA: (a) A maior parte dos escravizados suportava sua condição sem reagir (b) O assassinato dos senhores-de-engenho era uma das formas de resistência que existiu. Mas não era tão comum como a fuga. (c) Fazer corpo mole, quebrar ferramentas ou estragar a produção de açúcar eram formas de resistência bastante comuns. (d) O sofrimento da escravidão era tão grande que muitos escravizados recorriam ao suicidio e ao aborto.

12. A fuga foi uma das principais formas de resistência da população escravizada. Sobre ela, marque a alternativa ERRADA: (a) A fuga foi uma das principais formas de resistência da população escrava no Brasil. Quando fugiam, causavam um grande prejuízo aos seus senhores, já que estes gastaram dinheiro comprando o escravo, (b) Um dos motivos para a fuga era se livrar de maus tratos ou para reencontrar membros da familia vendidos para longe (c) Um escravo também poderia fugir para pressionar o senhor a the conceder algo (por exemplo. melhor alimentação, menos tempo de serviço). (d) Era proibido aos senhores-de-engenho castigar escravos fugitivos.

13. Sobre rebeliões negras na Bahia, marque a alternativa ERRADA: (a) As rebeliões de escravos armados geralmente eram vitoriosas, com a população negra sempre passando a dominar a região. (b) Como reação a uma rebelião, autoridades brancas passaram a emitir toque de recolher. Ou seja, os negros que estivessem na rua depois de certo horário poderiam ser presos e açoitados. Batuques e festas também foram proibidos (c) Para evitar que novas revoltas acontecessem, as brancos e senhores de escravos passaram a fortalecer milicias para vigiar as ruas. A ideia era que essas milicias matassem negros escravos ou libertos que fossem suspeitos de rebeldia ou então que parecessem muito atrevidos (d) Outras medidas que tentaram implementar foram proibir negros de se sentarem perto de um branco ou punir com 150 chibatadas qualquer escravo que estivesse andando sem autorização escrita de seu dono. Esse castigo deveria ser realizado na presença da familia do escravo.​

Respostas

respondido por: AriadneNB
1

Resposta:

6) b) O investimento para construir a fazenda era alto porque envolvia a construção de equipamentos como moendas e a casa de caldeiras

7) b) O senhor-de-engenho, por ser dono da fazenda e dos escravos, tinha um poder enorme na sociedade brasileira daquele tempo.

8) (d) Muitos indigenas preferiam ser escravos nas fazendas de açúcar a viver em suas aldeias de origem.

9) (a) A população escravizada tinha direito a dois dias de descanso na semana, sempre às quartas-feiras e aos domingos.

10) (d) A Igreja Católica apoiava a formação de quilombos porque defendia a liberdade dos negros escravizados.

11) (a) A maior parte dos escravizados suportava sua condição sem reagir.

12) (d) Era proibido aos senhores-de-engenho castigar escravos fugitivos.

13) (a) As rebeliões de escravos armados geralmente eram vitoriosas, com a população negra sempre passando a dominar a região

Perguntas similares