Respostas
Neocolonialismo
O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.
Durante o século XIX, a Europa passou por um intenso processo de industrialização, que se espalhou por países como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha. Este processo ficou conhecido como Segunda Revolução Industrial, e provocou uma grande transformação nos processos de produção desses países. Surgiram as primeiras grandes corporações industriais, que necessitavam de matéria-prima para produzir e de mercados para comercializar seus produtos, dentro da nova lógica de desenvolvimento do capitalismo.
Os países europeus já tinham interesses no continente africano desde o início do século XIX. No entanto, o momento considerado determinante para o estabelecimento dos grandes impérios coloniais foi a Conferência de Berlim, realizada na capital alemã entre 1884 e 1885, liderada pelo chanceler germânico Otto von Bismarck.
O encontro foi organizado para mediar os interesses das potências europeias sobre o território africano. Era uma resposta, principalmente, à ação de ocupação de uma extensa área pelo rei da Bélgica, Leopoldo II - onde, hoje, fica a República Democrática do Congo. O resultado da Conferência de Berlim foi a divisão da África entre os países da Europa, o que foi responsável por estabelecer boa parte das fronteiras do continente, sem respeitar traços culturais, étnicos e religiosos, além da própria organização já existente entre os africanos.