• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nanadd
  • Perguntado 4 anos atrás

[...] a tarefa da teologia é mediação, mediação entre o critério eterno da verdade manifesto na figura de Jesus, o Cristo, e as experiências mutáveis dos indivíduos e dos grupos, suas variadas questões e suas categorias de percepção da realidade. Quando se rejeita a tarefa mediadora da teologia, rejeita-se a própria teologia; pois o termo ‘teo-logia’pressupõe, em si, uma mediação, a saber, entre o mistério, que é theos, e a compreensão, que é logos (TILLICH, 1992, p. 15).
COSTA, Hermisten Maia Pereira. Teologia Sistemática II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018

O texto acima afirma uma relação teológica operada pela igreja. A partir do texto acima e do conteúdo estudado marque (V) verdadeiro e (F) falso.

( ) Segundo o texto acima a palavra da igreja não deve ser considerada como verdade final e absoluta.

( ) Quando a teologia pretende-se razão absoluta nega-se seu papel mediador

( ) De acordo com o conceito de Tillich apresentado acima a igreja representa as experiências mutáveis em busca do critério eterno.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V

Alternativa 2:
F, F, F

Alternativa 3:
F, V, F

Alternativa 4:
V, F, V

Alternativa 5:
V, V, F


digomusic: coloquei VVF

Respostas

respondido por: Danas
0

O julgamento correto das assertivas sobre teologia é:

V, V e F.

Tillich não coloca a igreja como uma representação das experiências mutáveis, ele nem fala na igreja, ele fala apenas que a realidade em que vivemos é rica em experiências mutáveis e cabe a teologia servir de mediação e critério para determinar o que é experiência mutável e o que é uma manifestação divina.

A igreja em si não pode ser vista como verdade final e absoluta, e a teologia também não pode ser vista como uma razão absoluta, mas sim como uma ferramenta de mediação.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares