• Matéria: História
  • Autor: santos3461
  • Perguntado 4 anos atrás

Esse caso, que não é único e pode ser encontrado muitas vezes nas fontes da época, sugere o papel desempenhado pelas rivalidades ocorridas no local de trabalho. Ou seja, ele apresenta uma situação de alta competitividade e que se manifesta, principalmente, por meio das lutas entre imigrantes e nacionais. Ramiro era brasileiro e negro; Germano era português e branco. No entanto, os dois estavam lutando pela sobrevivência. Os negros, recém-saídos da escravidão, encontravam poucas oportunidades. Já os estrangeiros, que saíam pobres de seus países de origem para encontrar no Brasil melhores condições de vida, pareciam ter sido enganados pelo Estado brasileiro. Explique o contexto em que os europeus começaram a imigrar para o Brasil no século XIX e aponte as dificuldades encontradas por eles para se adaptarem ao país.

ME AJUDEEEM PFF​


anaclara245: ja sabe a resposta?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

Os europeus viviam na segunda metade do Século XIX uma situação de grande desigualdade social (associada com a expansão da industrialização na Europa, que reforçou as desigualdades) e, em alguns países (como Itália e Alemanha) de guerra (ligada com a unificação destes dois países).

Migrar para o Brasil era uma forma de conseguir oportunidades econômicas que simplesmente não existiam na Europa (no Brasil era possível comprar vastas propriedades rurais, por exemplo). Chegando aqui tiveram de lidar com más condições de vida e de trabalho, muitos acabaram não conseguindo realizar o sonho de ter seus próprios negócios/terras e ainda lidaram com o preconceito.

Perguntas similares