A. Qual a principal motivação da Inconfidência Mineira?
b. Os inconfidentes pertenciam a qual grupo social? Justifique.
c. Quem é o homem retratado por Pedro Américo? Qual a participação dele no movimento?
d. Qual a relação da imagem com o desfecho do movimento?
e. Olhe atentamente para a pintura e o modo como o corpo es[1]quartejado está disposto sobre a estrutura de madeira. Quais referências e símbolos estão presentes na imagem? Qual seria a intenção de Pedro Américo com essa pintura?
Respostas
Resposta:
a) O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
B)Os inconfidentes pertenciam à elite da sociedade colonial mineira. Tiradentes, o único que foi executado, foi uma exceção, pois tinha raízes populares. Os líderes do movimento baiano, ao contrário, pertenciam às camadas menos favorecidas, por isso foram executados.
C) Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.
D) a relação é O movimento de 1930 terminou com a vitória dos "revoltosos" (os partidários da Aliança Liberal, que apoiavam Vargas) contra os grupos políticos que até então dominavam o país, pondo fim ao sistema político da República Velha e dando início a um novo período da nossa história.
Os "revoltosos" eram um grupo difuso de pessoas, motivadas por ideologias diferentes, o que incluía tanto partidários do socialismo quanto partidários do fascismo (como os Integralistas), além de democratas, populistas e outros críticos do modelo de governo até então em prática no Brasil.
Os primeiros anos deste novo regime político foram marcados por mudanças importantes na política e na economia do país, com expansão dos direitos trabalhistas e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.
E) Tiradentes Esquartejado, originalmente chamado Tiradentes Supliciado, é um óleo sobre tela de 1893 do pintor brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Melo. Atualmente o quadro se encontra no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG). A pintura retrata o corpo em pedaços de Tiradentes após o seu enforcamento e esquartejamento. Ele é considerado um dos primeiros quadros ocidentais a retratar o esquartejamento.[1]
O quadro foi concebido originalmente como o último de um série de cinco outras obras sobre a Conjuração Mineira que nunca foram concluídas e talvez seja o retrato mais emblemático do herói já feito, embora tenha recebido críticas mistas e sido rejeitada quando foi inicialmente exposta.[2] A obra possui grande inspiração renascentista, com o tronco do personagem representado se assemelhando ao de Cristo de Michelangelo no quadro Pietá.[3] Ele também é conhecido por estar em inúmeros livros didáticos escolares.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO PESQUISEI BASTANTE SE PUDER MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA E DAR ESTRELA AGRADEÇO. :)