Os elementos químicos prestam-se a inúmeras aplicações relacionadas com o nosso cotidiano. O cromo é utilizado para a proteção de superfícies metálicas, catalisador para preparação do metanol, tinta para camuflagem e fita de áudio e vídeo.
⁵²Cr₂₄
observando a representação desse ele
mento quimico, qual a alternativa representa o numero correto de suas particulas?
a 24 prótons, 24 elétrons e 52 nêutrons.
b 28 prótons, 28 elétrons e 76 nêutrons.
c 28 prótons, 24 elétrons e 28 nêutrons.
d 24 prótons, 24 elétrons e 28 nêutrons
Respostas
Resposta:
Explicação:
Com base no símbolo atômico, o número de prótons, elétrons e nêutrons no íon Cr2 + é ...
número de prótons: 24
número de elétrons: 22
número de nêutrons: 28
Discussão:
Os átomos são compostos de nêutrons e prótons localizados no núcleo atômico e elétrons localizados na camada atômica.
Ao escrever a notação atômica, antes do símbolo atômico, no topo antes do símbolo do elemento está o número de massa (número de prótons mais nêutrons), enquanto na parte inferior está o número atômico (número de prótons). Neste problema, o átomo tem um número de massa de 52 e um número atômico de 24.
O número atômico (número de prótons) de cada elemento é sempre o mesmo, pois o número de retratos determina o tipo de elemento. Por exemplo, os átomos do elemento cromo (Cr) sempre possuem 24 prótons. Este número de prótons permanece o mesmo no íon ou em um átomo neutro (sem carga).
O número de elétrons pode variar e depende da carga do átomo. Em um átomo neutro (sem carga), o número de elétrons é igual ao número de prótons. No entanto, em um íon positivo, um ou mais elétrons são removidos, então o número de elétrons é menor que o de prótons. Por outro lado, em um íon carregado negativamente, há elétrons adicionais ligados, então o número de elétrons é maior do que prótons.
O número de elétrons pode ser calculado adicionando (em íons negativos) ou subtraindo (em íons positivos) o número atômico (número de prótons) com a carga do íon.
No problema existem íons Cr²⁺, então o número de elétrons é:
número de elétrons = número atômico - carga
= 24 - 2
= 22 elétrons
Embora o número de nêutrons de um átomo de um determinado elemento possa diferir dependendo do isótopo, o número de nêutrons não é afetado pela carga do íon, então o número é o mesmo tanto no íon quanto no átomo neutro (sem carga )
O número de nêutrons pode ser calculado a partir da diferença entre a massa atômica e o número atômico. Portanto, o átomo de cromo (Cr) neste problema tem:
número de nêutrons = número de massa atômica - número atômico
= 52 -24
= 28 nêutrons