Quando ocorrem as migrações internas?
Respostas
Resposta:
No Brasil, a migração interna atingiu seu ápice entre os anos 1960 e 1980, quando enormes contingentes se deslocaram do campo para as cidades, com destaque para o movimento de nordestinos rumo à Região Sudeste, sobretudo nos anos 1960 a 1980. Nas últimas décadas, contudo, a migração interna tem diminuído bastante
Dentre as migrações internas temos os seguintes movimentos:
Êxodo rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o espaço urbano. As principais causas são: a industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura.
As migrações internas ocorrem principalmente quando estão envolvidos motivos econômicos, seja caçando um emprego ou indo morar em lugares mais ricos pra ter mais conforto, ou desastres ecológicos, como por exemplo é o caso das secas do nordeste, mas também pode ser por fatores sociais, caso a pessoa queira viver mais próximo dos familiares e até mesmo fatores psicológicos, como por exemplo ir para o interior por causa do cansaço que as grandes cidades dão.
Também existem tipos de migrações, sendo a mais famosa delas o êxodo rural para nos estudantes, e recentemente também estamos tendo bastante migração urbano-rural e urbano-urbano já que com a chegada da pandemia diversos trabalhos começaram a aceitar o home office, o que acaba deixando as pessoas livres para irem morar em lugares mais tranquilos sem aquela correria da cidade grande.
-------------------------------Espero ter ajudado! made by Pato--------------------------------