QUESTÃO: Atualmente, mesmo passado algum tempo do fim da escravidão do negro e do indígena no Brasil, observa-se ainda um preconceito muito grande em relação à ambos. Desenvolva um texto dissertativo falando sobre esse preconceito ainda enraizado na sociedade brasileira.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Uma pesquisa realizada em São Paulo em 1988, mostrou que a população brasileira possui um preconceito étnico-racial “mascarado” um “apartheid invisível”, na qual 97% dos entrevistados afirmaram não ter preconceito e 98% dos mesmos disseram conhecer outras pessoas que tinham, preconceito. Isso só vem ratificar que mesmo após 400 anos do fim da escravidão ainda somos discriminadores raciais e além de tudo não aceitamos a nossa identidade. Os africanos que chegaram no Brasil no período da colonização influenciaram na cultura, na construção da identidade brasileira.
É evidente que a sociedade brasileira ainda carrega esse preconceito racial, trazido desde o século XIX, quando a Lei Áurea de 1888 pôs fim a escravidão, mas não a liberdade efetiva dos negros, escravos.
Outro exemplo é dos indígenas, que estão subjugados há mais de cinco séculos. Primeiro, pelos colonizadores, que escravizaram, catequizaram e assassinaram milhões, além de demonizar as suas crenças. Depois, pelos latifundiários, que procurando expandir suas terras, os expulsaram violentamente de seus lares.
Esse problema permanece na atualidade, e não há previsão de ser resolvido, uma vez que esses fazendeiros têm muita influência política, contando com representantes dentro do Congresso que defendem interesses contrários aos dos índios.
Além disso, são vítimas de preconceito racial, reflexo do aculturamento e da perseguição histórica a que foram submetidos. Embora o Governo tenha criado o Dia do Índio, a falta de políticas públicas que possibilitem uma maior integração dessa minoria na sociedade, somado aos casos de corrupção na Fundação Nacional do Índio, agravam essa situação, deixando-os cada vez mais marginalizados.
A discriminação dos indígenas é histórica, estrutural e institucionalizada.
Para superá-la é preciso que o Governo garanta os territórios demarcados, devolvendo-os aos índios, além de prover melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança para as aldeias. Também é preciso que se torne obrigatório o ensino da história e cultura desses povos nas escolas, para que assim, o preconceito contra eles possam ter fim.
Resposta:
Olha, não dá para uma pessoa montar um texto dissertativo para você, porque um texto dissertativo serve para você expor a sua opinião sobre, eu vou colocar alguns tópicos, que você pode inserir nesse texto.
- A escravidão se acabou, porém o preconceito não, e devemos dar de tudo pela igualdade social.
- Estudos apontam que o Brasil é 60% composto por pessoas negras, e que mesmo assim eles são os que mais sofrem a desigualdade social
- o racismo está enraizado nas praticas e relações cotidianas
- Preconceito é uma opinião formada antecipadamente
Essas foram algumas coisas que eu acho legal abordar em um texto sobre
Espero ter ajudado :)