1. Por que ao tratar da cultura da paz, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabelece uma
articulação entre diversidade religiosa e Educação? O que seria a cultura de paz na Educação? (1,0
ponto)
2. De que maneira podemos apreender a existência de uma diversidade religiosa na sociedade
brasileira? Quais seriam as justificativas para o não reconhecimento e desrespeitos às diversas
manifestações religiosas em nosso país? (1,0 ponto)
3. Você já experienciou ou soube de manifestações de intolerância religiosa em sala de aula, como
isto aconteceu? Descreva. Se não experenciou, ou não soube, pesquise e descreva algum caso
ocorrido em uma escola da sua cidade ou região – não esquece de citar qual é a sua cidade ou região.
(0,5 ponto)
4. De que forma a igualdade e a diferença religiosa podem ser articuladas em sala de aula, favorecendo
a cultura da paz? Como esta proposta pode ser aplicada na escola que você estudou ou em alguma da
sua cidade ou região?
Respostas
1) Diversidade religiosa implica em tolerância religiosa. Ensinando-se, assim, a tolerância para com a religião do outro, busca-se a promoção de uma cultura de paz.
O problema é que tal tolerância não raro se confunde com uma mixórdia entre as religiões e um ecumenismo que iguala tais religiões, ignorando as diferenças cruciais entre elas e, assim fazendo, desrespeitando o que é próprio de cada um, o que resulta no exato o oposto da proposta inicial.
2) O não reconhecimento e o desrespeito não raro são etiquetas impostas por certas religiões contra outras. Todas as religiões devem ser respeitadas, mas nenhuma pode ser igualada e imposta.
O Brasil, por exemplo, sendo um dos maiores países católicos do mundo, continuamente segue sendo cenário de brigas e intolerâncias quando tal representação se dá no meio político. Esquece-se que é legítimo representantes de todas as religiões buscarem políticas que favoreçam suas próprias crenças, sempre respeitando a laicidade do Estado.
3) Professores que utilizam a sala de aula como palanque político para fazer militância ideológica não raro, quando se deparam com algum crucifixo - pendurado na sala ou nas mãos de um aluno - acabam por fazer algum chiste, no mínimo, com o fim de ridicularizar a crença alheia. Isto ocorre, notadamente, desde a Revolução Francesa, quando Diderot, visto até hoje como um grande iluminista e progressista no campo do pensamento humano, disse o homem só seria livre quando se enforcasse o último rei nas tripas do último padre.
4) As religiões devem ser respeitadas. Para isso, antes dos alunos, são os professores que devem aprender a respeitá-las, mostrando as diferenças, as histórias e o poder que o lado espiritual tem na constituição humana. Não há nenhum segredo além do estudo.
1 - Pelo fato da Organização das Nações Unidas ter como base a articulação entre a diversidade religiosa e os diferentes aspectos de desenvolvimento da sociedade, ou seja, para que os grupos avancem, o respeito e a empatia sobre as diferenças devem ser prioridade.
Qual a importância da diversidade religiosa?
Devemos observar a necessidade de liberdade de todas as religiões, principalmente no nosso país que é considerado laico apesar de ter o cristianismo como religião com um maior número de adeptos.
Por fim, a contribuição da pluralidade religiosa é enorme, pois carrega traços de outras culturas, assim como costumes, valores, e interpretações passadas ao longo das gerações, e, beneficiando milhares de pessoas.
Mais sobre a pluralidade:
https://brainly.com.br/tarefa/22451419
2 - Para explicar esse fato devemos traçar um panorama histórico, onde a partir da catequização dos índios, a companhia de jesus trouxe uma nova perspectiva para a formação da cultura Brasileira, introduzindo a população indígena nas concepções sobre a fé cristã, a alfabetização e o letramento.
Como o Cristianismo é visto nos dias de hoje?
Com o passar do tempo, o Cristianismo se tornou a religião número 1 do Brasil, inclusive tendo relações plurais com outras religiões, como a igreja evangélica e o espiritismo, sem contar o traço com culturas de matrizes Africanas, como a umbanda por exemplo.
Mais sobre outras culturas religiosas:
https://brainly.com.br/tarefa/10110193
3 - A intolerância religiosa pode ser entendida como uma forma de repúdio de uma religião para outra e dentre os principais motivos podemos destacar:
- A necessidade de expansão de uma religião se sobrepondo sobre outras;
- A falta de crença e desrespeito de uma religião com outra;
- A não compreensão dos valores de uma determinada religião, entre outros motivos.
Como esse exemplo esteve inserido no dia a dia?
A partir do desrespeito em sala de aula em relação a indivíduos que fazem parte da Umbanda.
Mais sobre manifestos religiosos:
https://brainly.com.br/tarefa/25089081
4 -A partir da promoção do respeito, do cuidado, da empatia entre os alunos e a busca por melhores condições e entendimento sobre outras culturas religiosas.
Como o educador pode abordar essa pluralidade?
Traçando um paralelo com outras culturas e a importância das diferentes manifestações religiosas, explicando um pouco de cada uma delas e como elas surgiram, não com o intuito de converter os alunos, muito pelo contrário, a abordagem deve priorizar o respeito desses alunos por toda e qualquer outra manifestação religiosa.
Mais sobre a igreja:
https://brainly.com.br/tarefa/29049590