Sobre o conceito de indústria cultural assinale o que for correto.
a) Walter Benjamin apesar de crítica da indústria cultural reconhecia que a tecnologia aplicada aos bens simbólicos tem um efeito democratizador da informação.
b) Para ter odor no a produção simbólica da indústria cultural não possibilitaria a reflexão do público definido como impotente e passivo.
c) O termo indústria cultural foi proposto por Teodoro Adorno para explicar a produção seriada e tecnológica de bens simbólicos da sociedade capitalista.
d) A indústria cultural segundo pesquisadores da escola de Frankfurt conduzam enriquecimento de um grupo específico de empresários capitalistas e também satisfaz o desejo de controle e poder da emitir denominante.
e) Walter Benjamin afirma que a arte erudita não faz assentada pelo desenvolvimento tecnológico da indústria cultural, pois continuou sendo irreproduzivel.
Respostas
Resposta:
obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, de 1935, de Walter Benjamin, no qual o autor analisa as alterações provocadas pelas novas técnicas de produção artística na esfera da cultura, e desenvolve, como elemento principal, a tese de a reprodutibilidade técnica provocar a superação da aura pela obra de arte. Tendo como apoio o contraste do texto de Benjamin com o texto A indústria cultural: O esclarecimento como mistificação das massas, de Theodor Adorno e Max Horkheimer, de 1947, e a observação da produção do cinema, da música e do livro (artes necessariamente reprodutíveis), este artigo (a) analisa a tese da superação do conceito de aura pela obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, (b) contrasta essa tese com a reflexão sobre indústria cultural de Adorno e Horkheimer e com as características da obra de arte produzida no decorrer do século 20 e início do século 21, e (c) apresenta as contribuições que podem ser retiradas dessa análise para a atual reflexão a respeito dos impactos da Internet e das tecnologias digitais sobre a produção cultural contemporânea. Como resultado principal e do qual decorre outras conclusões, o artigo considera que as técnicas analisadas por Benjamin, apesar de terem tornado a obra de arte independente de um substrato único, não a emanciparam de seu caráter aurático. Os elementos centrais da aura (autenticidade e unicidade) não foram superados, mas, ao contrário, adaptaram-se às mudanças técnicas, adaptação essa que ocorreu em torno da industrialização, a qual marcou a produção cultural no século 20.