• Matéria: História
  • Autor: geovanapeneirao
  • Perguntado 4 anos atrás

Cite três exemplos do renascimento na europa


tiago9269: Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca (“De África” e “Odes a Laura”) e Dante Alighieri (“Divina Comédia”), bem como as pinturas de Giotto di Bondoni (“O beijo de Judas”, “Juízo Final”, “A lamentação” e “Lamento ante Cristo Morto”).

Respostas

respondido por: Juliamelo2803
0

Resposta:

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que marcou a transposição da Idade Média para a Idade Moderna no início do século XV. O movimento renascentista teve início na Itália, mas logo se espalhou por outros países da Europa como Alemanha, Flandres e norte dos Alpes.

O movimento representou uma grande mudança em diversas áreas do conhecimento, como: política, cultura, economia, filosofia, ciência, artes, dentre outras.

Por conta disso, para alguns estudiosos, o Renascimento representa uma reforma cultural, cientifica e literária, uma vez que ele provocou rupturas no padrão cultural e intelectual vigente na Idade Média.

Por outro lado, alguns autores acreditam que o Renascimento não configurou uma ruptura radical entre a Idade Média e o período moderno, ele apenas permitiu que surgissem outros estilos artísticos e correntes filosóficas.

Explicação:

respondido por: andressa67262
0

Resposta:

O que foi o Renascimento Cultural?

O Renascimento, renascença ou renascentismo originou-se na Itália entre os séculos XIV e XVII com seu ápice no século XVI. O Renascimento foi um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico que buscava nascer de novo resgatando as artes clássicas: grega e romana.

Como foi o renascimento?

O renascimento aconteceu devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. A burguesia ficava cada dia mais poderosa.

Principalmente os empresários de lã, seda e peles, se tornaram os principais protagonistas na política e na economia e foram responsáveis pela formação de um novo mercado de arte e cultura juntamente com alguns príncipes e papas.

Ele foi impulsionado pela mudança de pensamento, que tirava Deus do centro da vida e do universo, e colocava o homem.

Resumo do Renascimento cultural

Historicamente, o Renascimento foi o período de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Culturalmente foi um movimento de retorno à cultura pagã. Houve regressão nas ciências teológicas e filosóficas principalmente.

Todo o produto artístico medieval, já avançado foi estagnado e o que renasceu foi um passado distante não tão profundo, mas cheio de pompa e de grandiosidade.

Explicação:

Perguntas similares