Enquanto em Atenas, no período de Péricles, o regime político de governo era
_______
, em Esparta o regime político era
_______
. Em Atenas, o cidadãos se reuniam na
______
e definiam os rumos da pólis. Já na pólis de Esparta quem controlava o poder era a Gerúsia, composta por por dois reis e por cidadãos com mais de sessenta anos. Esse conselho era encarregado de propor leis, julgar crimes e opinar sobre assuntos importantes da pólis. Os chefes de governo eram os
______
, cinco cidadãos encarregados de executar as decisões dos gerontes. Assim como os gerontes, eram eleitos pela
_______
, que era a assembleia composta de cidadãos com mais de 30 anos. Essa assembleia se reunia uma vez por mês para votar as propostas elaboradas pelos gerontes. Todos esses cargos eletivos eram ocupados apenas pelos esparciatas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
cidade de Esparta foi uma das principais e maiores da Grécia durante o período clássico. Acredita-se que Esparta tenha sido fundada no século X a.C. e que tenha se expandido territorialmente a partir do século VIII a.C. Suas leis, conhecidas no período clássico, supostamente foram criadas por Licurgo, um legislador espartano.
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. Um grupo intermediário era os periecos, composto por homens livres que sobreviviam de diferentes ofícios. Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás