Respostas
Resposta:
Já faz tempo que a prática regular de atividade física deixou de ser o método utilizado apenas para a perda de peso. Está comprovado que abandonar o sedentarismo e investir em exercícios reduz o risco de várias doenças, além de melhorar o condicionamento físico e, com ele, a disposição, além de aumentar a oxigenação cerebral, combater o estresse, a ansiedade e até ser indicado para pessoas que sofrem de depressão. Há estudos que comprovam que praticar exercícios físicos regularmente melhora a memória. Isso sem contar os outros benefícios à saúde como o controle do diabetes, da pressão arterial e do colesterol.
Por outro lado, há pessoas que não associam a prática de exercícios a um lugar fechado como o de uma academia. E para quem quer mexer o corpo ao ar livre, saiba que os benefícios são muitos. A começar que a luz natural do solproduz vitamina D, eleva a melatonina, substância que ajuda, entre outras coisas, a regularizar o sono. E se dormimos melhor, despertamos bem, e temos a possibilidade de ter um dia saudável, com melhora no rendimento e menos estresse. Aliás, vários estudos comprovaram que a prática de esportes ao ar livre é capaz de auxiliar no combate à depressão. Isso porque melhora não só o humor, como eleva a autoestima.
O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios,libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina, contribuindo, dessa forma, para o alívio do estresse, diminuindo a ansiedade, e até auxiliando a ter uma visão mais positiva dentro da rotina.