• Matéria: História
  • Autor: Umaalunaqlqlr
  • Perguntado 4 anos atrás

A chegada dos portugueses no Brasil data de 1500, quando aqui esteve a armada de Pedro Álvares Cabral, o qual tomou posse da terra. No entanto, até 1530, Portugal não se interessou muito pela nova terra. Tal aspecto foi motivado pela:

a)

falta de interesse da burguesia portuguesa, que conseguia grandes lucros com o comércio oriental, e segundo as impressões iniciais, que mostraram que os índios não possuíam excedentes que pudessem ser comercializados apesar da grande quantidade de ouro encontrada.

b)

impressão inicial do Brasil, demonstrada pelo fato de os índios não possuírem excedentes que pudessem ser comercializados, por não encontrarem minerais preciosos e pelo interesse da burguesia portuguesa estar inteiramente voltado para os grandes lucros obtidos no comércio oriental.

c)

atividade lucrativa obtida com o comércio do Oriente e pelo fato de as populações indígenas manterem comércio com outros grupos europeus, como os franceses, dificultando com isso a entrada dos produtos portugueses e principalmente a aquisição de matérias-primas para as manufaturas lusitanas.

d)

falta de motivação do governo português, apesar do interesse da burguesia lusitana em instalar o mais rápido possível, feitorias com a finalidade de negociar com a população indígena, que possuía um grande excedente de produtos comercializáveis, e fugir da crise do comércio do Oriente.

e)

falta de estrutura do governo português em executar uma expansão militar de grande porte na América, visto que todos os seus recursos estavam voltados para a ocupação do litoral africano, com a finalidade de manter o monopólio da rota para o Oriente e da ocupação da cidade de Calicute, na Índia.

Respostas

respondido por: joaocoimbra2015
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

O desinteresse pode ser explicado pelo fato de não encontrarem jazidas de ouro e prata, produto que valeria os altos custos das expedições

Perguntas similares