12) A radiação tem muitas aplicações importantes em nosso dia a dia.
Um exemplo disso é que ela pode eliminar microrganismos, por isso é utilizada para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros.
Esse processo não deixa residuos que podem fazer mal a saúde humana e tem a vantagem de esterilizar sem utilizar calor, o que poderia deteriorar os materiais.
Explique por que essa técnica evita que os materiais submetidos à radiação façam mal a saude das pessoas, diferenciando-se daqueles que entram em contato direto com substancias radioativas.
Respostas
Resposta:
irradiação- ela ocorre quando há uma exposição de material ou corpo a radiação emitida pelo elemento radioativo isso pode acontecer sem que a pessoa entra em contato direto com material radioativo desse modo pode trazer benefícios à saúde como eliminação de células cancerígenas sem a contaminação por contato de substâncias radioativas
Explicação:
A diferença entre contaminação radioativa e irradiação é que, na primeira, absorve-se o material radioativo, já na segunda há exposição à radiação, que pode ser a distância.
Quando acontece algum acidente nuclear, como foi o caso do acidente com césio-137 em Goiânia, muitas notícias usam os termos “contaminação radioativa” e “irradiação”. Mas será que esses termos são usados corretamente? Você sabe a diferença entre contaminação radioativa e irradiação?
A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo. Qualquer tipo de contaminação ocorre quando há a presença indesejável de um material em um local onde ele não deveria estar.
No acidente com o césio-137, por exemplo, Leide das Neves, uma menina de apenas seis anos de idade, pegou o “pó azul brilhante”, que, na verdade, era o cloreto de césio-137, brincou com ele e depois foi lanchar sem lavar as mãos. Desse modo, ela foi contaminada porque absorveu o material radioativo tanto por via cutânea (pela pele) quanto por ingeri-lo em pequenas quantidades.
Entre as pessoas examinadas nesse acidente em Goiânia, quatro, que acabaram morrendo e estavam entre as 14 pessoas removidas para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, apresentavam contaminação externa e/ou interna, ou seja, tiveram contato direto com o material radioativo, e também lesões características da exposição de parte do corpo ou do corpo inteiro. Leide das Neves foi a primeira dessas vítimas fatais.
Quando uma pessoa sofre contaminação radioativa, ela também se torna uma ameaça para as outras pessoas, pois o material radioativo que está presente nela continua emitindo radiações, que podem contaminar outros. Isso nos mostra que toda pessoa contaminada também foi irradiada.
A técnica mencionada no texto é a irradiação de alimentos.
Por que a irradiação de alimentos não é prejudicial à saúde?
Isso acontece porque os alimentos são expostas a uma dose de radiação controlada por um período predeterminado.
Assim, a segurança e a eficácia dessa técnica são asseguradas, pois a radiação elimina micro-organismos nocivos e evita que possíveis parasitas botem ovos nos alimentos, mas numa quantidade que não é suficiente para afetar a saúde do consumidor.
Aprenda mais sobre conservação de alimentos em: https://brainly.com.br/tarefa/50645180
#SPJ5