Texto 1 – Carta de Solicitação
São Paulo, 25 de abril de 1998.
Cara Márcia Lopes,
Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda. Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do armário. Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles. Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Neste lugar, a organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume que procuramos. Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos. Se nós tivéssemos a oportunidade de adquirir sete caixinhas como as da biblioteca, esses problemas estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca.
Desde já agradecemos sua atenção,
Alunos da 2ª B
A carta utilizada como modelo foi produzida por alunos de uma turma de 2ª série
Na carta argumentativa, há uma interlocução explícita, ou seja, ela é destinada a um ou mais destinatários de forma específica.
1) A quem se destina a carta lida? *
a) À escola
b) À biblioteca
c) À Márcia Lopes, responsável pela compra de material pedagógico da escola
d) Aos alunos da 2ª B
2) O grau de formalidade, na carta argumentativa, dependerá do nível de intimidade estabelecido entre os interlocutores. Nessa carta, a linguagem é formal ou coloquial? *
a) Formal
b) Coloquial
3) Para você, quais elementos persuasivos foram utilizados pelos estudantes para convencer a destinatária?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1:c
Explicação:
no yes baby tubi ia osbhdhejfhdidbdhdidhdhid
respondido por:
0
Resposta:1 c
2 a
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás