1- A Revolução Francesa está inserida na Era Das Revoluções:
a) Comunistas
b) Socialistas
c) Burguesas
d) Anarquistas
e) Imperialistas
2-O Iluminismo, movimento que fez críticas ao Antigo Regime, se opôs ao:
A) Ao Estado Democrático de Direito, onde os poderes são divididos em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
B) Ao Estado Absolutista, em que o Rei, baseado na teoria do Direito Divino, encontrava-se no topo da pirâmide social; à economia baseada no Mercantilismo, com características feudais e à manutenção de privilégios do clero e da nobreza, que não pagavam impostos.
C) Ao Estado Monárquico Constitucional, em que o rei se submetia aos parlamentares e juízes do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, respectivamente.
D) À República com poderes harmonicamente divididos e ampla democracia social.
E) Ao Estado Burguês Capitalista, com mão de obra livre e assalariada e ao fim da servidão e do Estado Absolutista.
3- O termo “Antigo Regime” foi criado no final do século XVIII, durante a Revolução Francesa, para designar a sociedade que existia na França antes da revolução, marcada por:
A) Restrições à liberdade econômica e pelo poder absoluto do rei. Depois disso, essa expressão passou a ser usada de maneira mais ampla, para denominar não apenas a França, mas o conjunto das sociedades europeias da época moderna.
B)Igualdade jurídica e política entre os cidadãos franceses
C) Liberdade religiosa e política, indo possível criticar os privilégios da nobreza e do clero.
D) Estado democrático de direito, onde o rei se submetia às leis como qualquer outro cidadão.
4-A sociedade europeia desse período, conhecida como Antigo Regime, era:
A) Democrática e sem privilégios de estamentos social, com ampla possibilidade de ascensão social
B) Hierarquizada e estamental. O clero e a nobreza formavam os estamentos dominantes. Eles eram grandes proprietários de terra e estavam isentos de muitos impostos. O restante da população era formado de camponeses, trabalhadores urbanos e burgueses, que pagavam altos impostos para sustentar o luxo das cortes.
C) Constituída da nobreza, que nascia sem privilégios herdados da família, os artesãos ou um lojista que tinham facilidade de enriquecer e conquistar prestígio social pelo fruto de seu trabalho.
D) Formada por muitos burgueses enriquecidos que podiam ter o privilégio de não pagar impostos, assim como a nobreza e o clero.
5- Revolução Francesa ou processo revolucionário? Não há dúvidas que o movimento burguês e popular, iniciado em 1789, foi um marco não só na França, mas também na história ocidental por romper com o Antigo Regime. Sendo assim, assinale a alternativa que caracteriza o contexto histórico francês antes da eclosão destes acontecimentos:
a) O apoio da monarquia absolutistas do rei Luís XVI às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza. b) o equilíbrio e a prosperidade econômica da França, decorrente da Revolução Industrial e das boas colheitas registradas na década de 1780.
c) a crescente mobilização política dos camponeses do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
d) o fortalecimento da dinastia dos Bourbon na França e na Espanha, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos EUA., em 1774.
e) A prosperidade e o desenvolvimento econômico que levou à França à paz social nas vésperas da Revolução Francesa.
6- A Declaração de direitos do homem e do cidadão - 1789- é um documento:
A) Escrita no contexto histórico da guerra fria
B) Escrita no contexto histórico da 1 Guerra Mundial
C) Escrita no contexto histórico da 2 Guerra Mundial
D) Escrita no contexto histórico da Revolução Francesa
E) Escrita no contexto histórico da Revolução Russa
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação
1) ou é burguesa ou imperialista não lembro
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás