• Matéria: Sociologia
  • Autor: rafaguera1
  • Perguntado 4 anos atrás

3-    Sobre a adolescência, fase que tratamos em sala, responda, a partir da leitura do fragmento e de seu ponto de vista.   A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura, o que não significa deixar de precisar da atenção e orientação dos pais. A adolescência é este período no qual uma criança se transforma em adulto. Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade. Boa parte dos jovens insiste em não crescer, parecem tão comprometidos com algumas coisas, mas, negligentes com outras. Os jovens revelam muitos direitos e poucos deveres, precisam de limites. Poucos valorizam os estudos e poucos pensam no seu futuro afetivo e profissional. Texto adaptado por Maria Aparecida de Souza.   O que você acha que marca a passagem da infância para a adolescência?       Por que será que cresce assustadoramente a marginalização entre os jovens?       c)    Diante das transformações da sociedade, sobretudo, com a era da tecnologia, mídia e consumo, percebemos crianças pulando etapas e adultos querendo congelar o tempo. Como você exemplifica ou explica essas afirmações?​

Respostas

respondido por: msemnexo
0

Resposta:

(Essa resposta é considerada pessoal então vou responder o que eu acho)

Explicação:

No meu ponto de vista, não existe um fator específico que marca essa passagem da infância para a adolescência, mas generalizando e cientificamente falando, seria a puberdade.

A falta de autoestima e autoconfiança é infelizmente bastante comum no cotidiano, principalmente entre os adolescentes modernos, e isso pode afetar tanto internamente quanto externamente a vida dos indivíduos, incluindo o aumento da marginalização.

Em relação aos adultos, algo da natureza humana é apenas "valorizar quando perder" e isso acontece à partir do momento em que o ser humano cresce suficientemente até perceber que preferia suas "antigas origens" e costumes bem como não os valorizou, preferindo viver os mesmos no presente, e em questões das crianças pularem fases, pode ser ocorrido pela influência de redes sociais que são bastante ocupadas por pessoas mais velhas ou simplesmente o desejo de parecer "superior", respeitoso e maduro, assim obtendo costumes de fases posteriores antes do tempo necessário.  

Perguntas similares