(Unicentro) “Para o historiador, todos os acontecimentos, mesmo os remotos, têm atualidade e vida. Mas isso é ainda mais verdadeiro no caso da Revolução Francesa de 1789, que transformou o modo de vida até daqueles que pouco souberam ou sabem sobre ela, até hoje em dia. Não será exagero dizer que ela ajudou a dar forma ao mundo ocidental contemporâneo, moldando as instituições e os ideais que nos animam e que consideramos universais.” (GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003. p. 9.)
Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar.
a) A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.
b) A Revolução Francesa é considerada a primeira Revolução Comunista, pois, até hoje, esse sistema molda as instituições no mundo ocidental.
c) Foi uma revolução comandada por Napoleão Bonaparte, que, influenciado pelo Iluminismo, organizou um golpe de estado contra Luiz XVI.
d) A Revolução Francesa foi um movimento caracterizado pelo terror, organizado pelo revolucionário Robespierre, em apoio ao absolutismo de Luiz XVI.
e) Trata-se de uma revolução burguesa, inspirada no iluminismo e comandada por Robespierre, na qual o Czar Nicolau II foi executado na guilhotina.
Respostas
Resposta:
a) A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.
Explicação:
A) Está correta, foi oque de fato ocorreu.
B) Incorreta, pois não foi uma revolução Comunista, e sim Burguesa.
C) Incorreta, pois não foi comandada por Napoleão.
D) Incorreta, pois Robespierre era contrário a Luiz XVI.
E) Incorreta, pois o Czar Nicolau II nem estava vivo nesta época.
É correta a alternativa A, tendo a revolução francesa se dado no contexto de uma profunda crise econômica no país causada por más colheitas nos anos anteriores, endividamento do país por conta de inúmeras guerras e pela falta de representação política às classes mais baixas daquela sociedade.
Neste processo se uniram sob uma "bandeira" comum membros de diferentes classes sociais francesas, com diferentes condições econômicas, mas que tinham em comum o fato de não serem representadas pelo sistema político absolutista. A pequena e a alta burguesia e os camponeses se aliaram, assim, estrategicamente para derrotar um inimigo comum.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2655336