Respostas
Império Inca (em quíchua: Tawantinsuyu , lit. "quatro partes juntas"[1]) foi o maior império da América pré-colombiana.[2] O centro administrativo, político e militar do império ficava na cidade de Cusco. A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572.
De 1438 a 1533, os incas incorporaram grande parte do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, utilizando a conquista e a assimilação pacífica, entre outros métodos. Em sua maior parte, o império juntou o território do Peru, oeste do Equador, oeste e centro-sul da Bolívia, noroeste da Argentina, uma grande parte do que hoje é o Chile e a ponta mais sudoeste da Colômbia em um estado comparável aos impérios históricos da Eurásia. Sua língua oficial era o quíchua.[3] Muitas formas locais de adoração persistiram no império, a maioria delas concernente às sagradas Huacas locais, mas a liderança inca encorajou a adoração de Inti - sua deidade solar - e impôs sua soberania sobre outros cultos como o de Pachamama.[4] Os incas consideravam seu rei, o Sapa Inca, o "filho do sol".[5]
Resposta:
o império Inca surgiu oficialmente em 1438, com o reinado do do Sapa Inca (termo para imperador) Pachacuti. Nesse período, os incas iniciaram a expansão territorial do império, que teve continuidade durante os reinados que se seguiram.
A língua usada pelos incas era o quéchua.