Selecione a opção que evidencie o porquê da água oceânica, mesmo recebendo a mesma quantidade de energia proveniente do Sol, não aumenta sua temperatura de forma equivalente a da areia visto que, rapidamente, tem sua energia interna elevada, por um curto período de tempo de exposição aos raios solares.
A) O calor específico da água é maior que o da areia. Logo, mesmo recebendo a mesma quantidade de calor, a areia o absorve muito mais facilmente do que a água do mar.
B) Tal fenômeno se evidencia devido a diferença de densidade específica, pois o volume de água no Terra compreende 71% da composição total do planeta.
C) Isso é explicado pelo fato do calor específico da areia ser diferente daquele apresentado pela água. Portanto a água perde energia muito facilmente, não conseguindo se manter próxima as temperaturas atingidas pelo areia.
D) Devido a variação da capaciade térmica de cada material, se observa que, em função da mesma fonte térmica, as temperaturas variam de maneiras desproporcionais.
Respostas
A Areia possui menor calor específico que a água, isso quer dizer que a água demora mais para aumentar a temperatura, no entanto ela também demorará mais para perder esse calor. Isso quer dizer que durante a noite, a areia estará mais fria que a água. Alternativa A.
O calor específico de uma material é mensurado em J/kg.K no Sistema Internacional de Unidades (SI). Mas, convencionalmente, utilizamos na calorimetria o cal/g°C.
O calor específico é a grandeza física que relaciona a quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para alterar 1°C ou 1K da sua temperatura.
Podemos encontrar o calor específico de uma material de duas maneiras distintas na calorimetria: pelo calor sensível ou capacidade térmica.