• Matéria: História
  • Autor: UmaAlunaAleatoriaUwU
  • Perguntado 4 anos atrás

AJUDA POR FAVOR JA ESTA PENDENTE :(

Atividade:

1) QUERIDO ALUNO (A), FAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMA “intolerância religiosa”. Escreva um parágrafo, o que você pensa sobre o assunto, como podemos mudar essas estatísticas.

__________________________________________________________________

INTOLERANCIA RELIGIOSA

Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas.
Você provavelmente já ouviu falar de casos de preconceito e discriminação de pessoas por conta de sua opção religiosa. Esse fenômeno acontece no mundo todo e está presente em quase todos os momentos da história. A religião como você deve saber, já foi e ainda é motivação para guerras e conflitos. A intolerância religiosa atinge todas as crenças, mas a perseguição a determinadas religiões é mais ou menos intensa conforme a religião e a época.
RELIGIÕES: Antes de mais nada, vamos entender quais são as principais religiões do mundo, quais entre elas são as mais praticadas no Brasil.
NO MUNDO: A religião de maiores adeptos no mundo ainda é o Cristianismo, que representa 31% da população mundial. Em segundo lugar está o Islamismo com 24% de adeptos e o terceiro maior grupo de pessoas é representado por aqueles que não possuem nenhuma religião.
NO BRASIL: No Brasil, segundo dados do Censo 64% da população é católica, seguidos de 22% de evangélicos. Assim, como no mundo, o terceiro maior grupo no Brasil é representado por aqueles que não tem religião.

INTOLER NCIA RELIGIOSA NA HISTÓRIA
A história da intolerância religiosa é uma história de séculos. No Império Romano os Católicos foram perseguidos. Na Idade Média os Católicos perseguiram judeus e pagãos. No Brasil. Os portugueses não aceitavam as crenças religiosas dos Índios e os catequizavam e no período da escravidão, proibiram os negros de cultuar seus deuses. Segundo o professor Antônio Ozaí da Silva, a raiz da intolerância está na transição das religiões politeístas para as religiões monoteístas.

INTOLER NCIA NO BRASIL: O artigo 5° da nossa constituição atual prevê que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.”
Mas nem sempre foi assim, a constituição de 1824, por exemplo. Declarou oficial a religião Católica no país e proibiu a realização de cultos públicos de outras religiões.

EXEMPLOS DE PRÁTICAS DE INTOLER NCIA RELIGIOSA:
Boa parte dos que praticam atos ofensivos e intolerantes é composta por pessoas de maiores religiões e por aquelas que carregam interpretações fanáticas sobre seus escritos religiosos. Quando falamos em intolerância religiosa não estamos falando apenas de agressões físicas e verbais. Também podemos identificar como atos intolerantes:

· Profanação pública de símbolos religiosos, com o objetivo de afetar pessoas daquela denominação;
· A destruição de locais de cultos;
· Recusa à prestação de serviços nesses locais;
· A restrição a acesso a locais públicos ou coletivos por conta de fatores religiosos.

LEI SOBRE INTOLER NCIA RELIGIOSA: O artigo 5° as Constituição Federal de 1988 garante o brasileiro é laico, o que coaduna com o está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já a lei n° 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtudes de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião.

INTOLER NCIA RELIGIOSA NO BRASIL: a intolerância religiosa manifesta-se no Brasil diariamente. Vivenciamos constantes ataques contra templos, profanação de imagens religiosas, ofensas contra pessoas.
Em geral, as vítimas da intolerância religiosa no Brasil são adeptos de religiões de matriz africana, como candomblé e a umbanda. Nosso país é composto por uma maioria católica (64% da população), que registra apenas 1,8% das denúncias de intolerância religiosa. Os protestantes (cerca de 22% da população) registram apenas 3,8% das denúncias. Já as praticantes de religiões de matriz africana (aproximadamente 1,6% da população, número que inclui todas as denominações originárias dos povos africanos que vieram para o Brasil, à força, para servirem de mãos de obra escravo) registram 25% das denúncias de intolerância religiosa.

Respostas

respondido por: bruninhasantiago520
4

Resposta:

Sambaqui, também conhecido como concheiro, é uma formação calcária ou montanhosa de origem humana. Os sambaquis são sítios arqueológicos deixados por povos pré-históricos que habitavam a costa brasileira de 7 a 8 mil anos atrás, muito antes dos tupis-guaranis

Explicação:

Me coloca como melhor resposta por favor!!

Perguntas similares