• Matéria: Sociologia
  • Autor: gustavocorrea2005
  • Perguntado 4 anos atrás

1)Weber analisa o surgimento do capitalismo através de seu aspecto cultural, diferentemente de outras correntes sociológicas que focam sua análise na questão econômica. O que o trabalho de Weber revela? (Assinale as alternativas que julgar corretas para o pensamento de Weber). *

A sociologia compreensiva de Weber analisa a relação entre capitalismo e a religião protestante, especialmente o calvinismo puritano.
Para Weber o advento da Reforma Protestante e o capitalismo industrial surgirem no mesmo período histórico não é uma coincidência. A cultura protestante propulsionou o desenvolvimento do capitalismo industrial.
Existe, para Weber, uma forte relação entre o calvinismo puritano e a gênese do capitalismo moderno.
Para Weber o cristianismo era o responsável pelo advento do capitalismo. Especialmente a cultura dos católicos.
2)Quais mudanças na esfera religiosa Weber identificou e relacionou à gênese do capitalismo industrial. A transformação nos valores religiosos propostos pela Reforma Protestante criou uma predisposição das pessoas para o trabalho. Quais eram elas? *
5 pontos
O protestantismo pregava a salvação espiritual através do trabalho.
Segundo a doutrina protestante a predisposição para o trabalho era o meio para a salvação da alma. Por isso, o ócio, a preguiça e o luxo eram condenados por eles.
O protestante deveria desenvolver a sua "vocação" para o trabalho como uma forma de atender ao chamado divino. Isso foi associado por Weber a uma predisposição do protestante para o trabalho, e para a vida de trabalhador.
A doutrina protestante pregava um comportamento social, onde o praticante deveria apresentar comportamento social comedido, e uma prática metódica e racional para o desenvolvimento espiritual. Esse racionalismo das práticas voltadas para o trabalho é que estabelecia a principal relação com o capitalismo industrial. O protestante "calculava" sua melhor ação no trabalho, e seu sucesso era sinônimo da graça divina.
Para os protestantes o êxito no trabalho sinalizava o distanciamento de Deus e a necessidade de voltar-se para a caridade.
3)A ideia da ética protestante e sua ascese para a salvação falava sobre o sucesso no trabalho, e consequentemente sobre os ricos. E os pobres? Escreva abaixo sobre isso:


gustavocorrea2005: é pra hj me ajudem

Respostas

respondido por: kadugontijo6
1
Não entendi muito bem a questão
Perguntas similares