Respostas
01)
A membrana plasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum. ... Ela recebeu este nome devido sua capacidade de selecionar quais são as substâncias que vão entrar e sair da célula, através do mecanismo de permeabilidade seletiva.
02)
A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. Por isso, é reconhecida por sua composição lipoproteica. Os fosfolipídios estão dispostos em uma camada dupla, a bicamada lipídica. ... As proteínas podem ser transmembranas ou periféricas.
03)
O modelo do mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática. No modelo do mosaico fluido, a membrana plasmática é basicamente constituída por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas proteínas.
04)O transporte ativo:É aquele em que há gasto de energia durante o processo . Já o transporte passivo é aquele em que nâo há gasto de energia durante o processo.
05) Podemos classificar o Transporte passivo em três tipos : A difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
06)
O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
07)
Endocitose é o processo pelo qual as células vivas ativamente absorvem material através da membrana celular. Em outras palavras, é a entrada de substâncias em uma célula por englobamento das particulas pela membrana celular.
08)
A fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes. Já a pinocitose é o englobamento de líquidos. Além disso, não se formam pseudópodes. Para englobar as partículas ,a membrana plasmática sofre invaginações ,aprofundando-se em direção ao citoplasma e formando um canal que se estrangula nas bordas.
09)
A fagocitose é realizada apenas por células que são capazes de movimentar-se, tais como as amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste no prolongamento citoplasmático com a formação de pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida.
10)
Quando a partícula é englobada, forma-se uma vesícula que se desprende e penetra no interior da célula. Assim, passa a circular no citoplasma e recebe o nome de fagossomo, que significa “corpo ingerido”. No interior da célula, o fagossomo une-se com os lisossomos, onde entra em contato com as enzimas digestivas.