1. “[...] a aprendizagem e o entendimento chegam através do diálogo e da reflexão. A aprendizagem e o entendimento são criados (não transmitidos) conforme dialogamos com outros e refletimos sobre aquilo que nós e eles dissemos.” (DOLL Jr., 1997, p. 172) De acordo com a citação do autor e com seus estudos sobre o currículo para a formação intercultural, é possível afirmar: A. Nessa perspectiva, a aprendizagem ocorre a partir da transmissão dos conhecimentos que é realizada pelos professores. B. Um currículo intercultural deve proporcionar o diálogo, as trocas e as reflexões entre os estudantes, seus colegas e professores. C. Na perspectiva intercultural do currículo, perseguem-se as práticas e os conhecimentos definidos pelos grupos culturais dominantes na sociedade. D. A formação intercultural que se dá por meio do currículo prescinde das discussões sobre o poder e a seleção de saberes a aprender. E. O entendimento é criado, no currículo intercultural, por meio dos ensinamentos de padrões aceitos como adequados desde a colonização.
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Um currículo intercultural deve proporcionar o diálogo, as trocas e as reflexões entre os estudantes, seus colegas e professores
Resposta:
B.
Um currículo intercultural deve proporcionar o diálogo, as trocas e as reflexões entre os estudantes, seus colegas e professores.
Explicação:
Segundo a citação do autor e os estudos sobre o currículo intercultural, é possível perceber que a aprendizagem é produzida pelo uso da interação e do diálogo, em que o professor não é mais o centro, e sim um promotor de reflexões e mediador. O currículo intercultural procura criticar e analisar os grupos dominantes e os saberes impostos por eles e considera importante discutir as relações de poder existentes na sociedade, bem como os mecanismos coloniais que historicamente forneceram padrões socialmente aceitos.