“ Todas as crenças ingênuas, do fetichismo bárbaro às aberrações católicas, todas as tendências impulsivas das raças inferiores, livremente exercitadas na indisciplina da vida sertaneja se condensaram no seu misticismo feroz e extravagante. Ele foi , simultaneamente, o elemento ativo e passivo da agitação que surgiu.” Euclides da Cunha. Os sertões.
Os sertões, de Euclides da Cunha, é a obra pré -modernista. Apesar de apresentar inovações que antecipam o Modernismo, de alguma forma ainda se vincula às tendências do século XIX.
a)Como se divide a obra da qual foi extraído esse trecho?
b) Que visão de mundo , característica do século XIX, Euclides da Cunha utiliza para desenvolver a análise que faz da Guerra de Canudos? Que expressão presente no texto poderia comprovar sua resposta?
c) Qual é a relação entre a divisão do livro e a tendência respondida em b ?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A) A Terra, O Homem e A Luta.
B) A transição de valores tradicionais para modernos está na denúncia que faz da realidade brasileira, até então acostumada a retratar um Peri, uma Iracema, um gaúcho, ícones do nosso Romantismo. Evidencia, pela primeira vez em nossa literatura, os traços e condições reais do sertanejo, do jagunço; "a sub-raça" que habita o nordeste brasileiro; o herói determinista que resiste à tragédia de seu destino, disfarçando de resignação o desespero diante da fatalidade.
rafinha3468:
só não conseguir responder a letra C
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás